• Carregando...
Agente de endemia Sirlei Rosa faz vistoria em casas de Ponta Grossa | Henry Milleu/Gazeta do Povo
Agente de endemia Sirlei Rosa faz vistoria em casas de Ponta Grossa| Foto: Henry Milleu/Gazeta do Povo

Ponta Grossa - Para evitar nova epidemia de dengue, o Ministério da Saúde lança na próxima segunda-feira uma campanha nacional de combate à doença. Os estados que registraram alta incidência no último verão já tomaram providências. No Rio de Janeiro, bombeiros irão reforçar o trabalho de orientação à população. No Mato Grosso do Sul, o índice de infestação do vetor deve cair a 1% e, no Paraná, comitês municipais alertam para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Uma reunião foi realizada ontem para acertar os últimos detalhes da campanha. Ela foi baseada em relatórios técnicos elaborados durante visitas aos estados desde o início deste ano.

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro começou ontem o treinamento de 2,5 mil bombeiros que vão reforçar o trabalho dos agentes da dengue nas visitas domiciliares, nos municípios onde há deficiência de recursos humanos. Dos 240.411 casos registrados de janeiro a agosto deste ano no estado, 51% ocorreram na capital fluminense.

Em Mato Grosso do Sul, secretários municipais de saúde e a secretaria estadual assinaram um termo de compromisso. Entre as ações estão a redução a menos de 1% do índice de infestação do Aedes e a diminuição em 50% do número de casos da doença. Em 2007 houve 75.686 notificações. Neste ano, a redução foi significativa: 4.416 notificações até setembro. O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria, Eugênio Oliveira Martins de Barros, afirma que para se reduzir ainda mais os casos é preciso eliminar os criadouros do mosquito.

O médico veterinário e técnico do programa estadual de controle da doença no Paraná Ronaldo Trevisan diz que no Paraná a Secretaria de Saúde está incentivando os municípios a criarem comitês locais para atuar frente à doença. No ano passado, o Paraná teve 25 mil casos autóctones (contraídos no estado) contra apenas 737 neste ano.

Uma parceria entre o Conselho Regional de Corretores (Creci) e a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo prevê que corretores vistoriem e combatam focos de dengue em imóveis fechados disponíveis para venda e locação no estado. O treinamento, para 200 mil corretores, começa no final deste mês. Em 2007, mais de 90 mil casos foram registrados no estado. Neste ano, desde janeiro, 6.991 pessoas foram infectadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]