• Carregando...
Monteiro Lobato: polêmica sobre termos supostamente racistas | Reprodução
Monteiro Lobato: polêmica sobre termos supostamente racistas| Foto: Reprodução

Neve em plena primavera

Moradores de São Joaquim, na serra catarinense, viram a neve cair por cerca de 20 minutos na noite de ontem. O fenômeno começou fraco às 21h10. No início da noite, os têrmometros marcavam 1,8ºC, mas a sensação térmica era de 6ºC negativos. Segundo o Centro de Hidrometeorologia de SC (Ciram), o registro mais recente de neve nessa época aconteceu no início de setembro de 2008, também em São Joaquim.

As chuvas de granizo causaram prejuízos em pelo menos 14 municípios do Paraná na madrugada de ontem, segundo a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. O levantamento mostra que 7.195 pessoas foram afetadas e 2.019 casas ficaram danificadas no estado.

A cidade de São Tomé, localizada a 16 quilômetros de Cianorte (Região Noroeste), foi a mais atingida, com 1,3 mil pessoas e 500 casas prejudicadas. Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, registrou 500 pessoas e 300 casas atingidas. Além de São Tomé e Tijucas, constam no relatório da Defesa Civil as cidades de Assis Chateaubriand, Alto Paraíso, Antônio Olinto, Guairaça, Imbituva, Lapa, Mandirituba, Maripá, Mato Rico, Piên, Quitandinha e Rebouças.

Em Rebouças (Centro-Sul do estado), a tempestade durou cinco minutos. De acordo com o agente da Defesa Civil do município, Rogério Cardoso, as pedras de gelo tinham o tamanho de um ovo de galinha.

Condições climáticas

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as condições do tempo ontem foram favoráveis para a queda de gelo no estado. "A temperatura elevada, com a chegada de uma frente fria no Paraná, faz com que haja rajadas de vento e grande possibilidade de granizo", explicou o meteorologista Lizandro Jacobsen.

A primavera, segundo Jacobsen, é a estação que cria as condições mais propícias para a queda de granizo. Na chegada das próximas frentes frias, os paranaenses podem experimentar novamente o fenômeno. Mas a queda do gelo não ocorrerá nos próximos dias, já que a perspectiva é de queda brusca das temperaturas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]