• Carregando...

O Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, conhecido como Hospital de Reabilitação do Paraná, está prestes a enfrentar uma greve geral. Os salários de todos os funcionários estão atrasados desde o dia 5 e diversas categorias ameaçam paralisar os serviços se os depósitos não forem feitos até quinta-feira. Os 40 fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais já cruzaram os braços e prometem manter a paralisação por tempo indeterminado.

Segundo a advogada Izaura Moreira, que representa o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Paraná (Sinfito-PR), a categoria só quer que os pagamentos saiam em dia e que os atrasos deixem de ser uma constante. Para que a população não seja mais prejudicada, Izaura lembra que o Sinfito está mantendo um mínimo de 30% dos funcionários, a fim de prosseguir com o atendimento parcial no hospital.

Carlos Waz, de 33 anos, tem distrofia muscular e não conseguiu ser atendido no hospital na sexta-feira, devido à greve. "Assim que cheguei lá, vi o hospital vazio. Fui encaminhado para a sala de atendimento e um fisioterapeuta me explicou a situação. Ele disse que pedia desculpas por não poder me atender, mas que, sem o pagamento dos salários, eles não poderiam nos atender", relata Waz.

Outras categorias

O Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado do Paraná (Senalba-PR), que representa o pessoal da administração do hospital, diz que a categoria decidiu por unanimidade aderir à greve a partir do dia 18, caso os depósitos não sejam realizados até lá.

Assembleia do Sindicato dos Psicólogos do Paraná (Sindypsi-PR) está marcada para amanhã e o presidente da categoria, Thiago Bagatin, garante que existe uma probabilidade alta de ocorrer greve dos cerca de 10 psicólogos que atuam no hospital.

Responsável pelo Hospital de Reabilitação do Paraná, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) reconhece os atrasos constantes dos repasses para a Associação Paranaense de Reabilitação, ONG que gerencia parte dos funcionários, mas garante que estão sendo regularizados. Segundo a Sesa, o depósito será feito hoje.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]