• Carregando...

A paralisação dos motoristas e cobradores da Viação Campos Gerais (VCG) – que gerencia o transporte coletivo em Ponta Grossa – completa uma semana nesta segunda-feira (26). A empresa entrou com pedido de dissídio coletivo na semana passada. Duas audiências já foram realizadas na Justiça do Trabalho, mas ambas terminaram sem acordo. Uma nova rodada de negociações acontece nesta segunda-feira (26), às 14 horas, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Curitiba. A VCG oferece reajuste salarial de 5,82%, referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado entre maio de 2013 e abril de 2014, 10% de aumento no vale-alimentação, que é de R$ 170 mensais, e a implantação do vale no dia 20 de cada mês. O Sintropas – que representa a categoria – reivindica 21% de reajuste salarial e 100% de aumento no vale-alimentação. Cerca de 100 mil passageiros usam os ônibus da VCG, diariamente, e são afetados pela paralisação.

Uma liminar pedida pela VCG e concedida pelo TRT no último dia 20, determinou que 40% dos ônibus rodem em horário de pico e 30% nos demais horários. A liminar pautou a audiência da última sexta-feira (23) no TRT, em Curitiba. A empresa queixou-se que o sindicato não cumpre integralmente a liminar, enquanto que os representantes dos funcionários disseram que os atrasos são normais neste período devido à frota reduzida.

A prefeitura de Ponta Grossa, que já vinha credenciando vans para transportar os usuários da VCG, determinou no sábado (24) que outras empresas de ônibus se credenciem na prefeitura e façam o transporte temporariamente, até o encerramento da greve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]