• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Para circular à beira-mar

A grife Rosa Chá, que desfila hoje às 21h30 no XVII Crystal Fashion, vem se sofisticando e deixando de ser apenas uma confecção de peças para usar na praia ou na piscina. Como diz Amir Slama, criador e estilista da marca de beachwear, a Rosa Chá faz moda para diferentes momentos do verão, de dia ou à noite.

A coleção 2008 de passarela, exibida na semana de moda de Nova Iorque, em setembro, é bastante conceitual. Os looks dificilmente seriam usados no dia-a-dia ou para mergulhos no mar. A estratégia é clara: são peças pensadas e construídas para marcar o design e o processo criativo de Slama, que quer se firmar como estilista top, e também para conquistar os exigentes críticos e o público fashion internacional. Há um bom tempo a Rosa Chá investe no mercado do exterior, já tendo conquistado espaço nos EUA e na Europa.

Em Nova Iorque, a Rosa Chá desfilou coleção inspirada em várias correntes da arte moderna – dadaísmo, surrealismo e outras – que evolui na passarela e chega ao tropicalismo brasileiro. Dentro desse amplo espectro de influências, Slama fez experimentos diversos e ainda somou estudos de modelagem do busto, que partiam da estrutura bem aparente e construída do bojo de sutiãs dos anos 50, até chegar ao look mais contemporâneo, que continua destacando os tops e o colo feminino.

Já a coleção 2008 que chega às lojas é bem mais usável. São peças modernas, carregadas de estilo, ressaltadas no catálogo Rosa Chá da temporada. Belissimamente fotografado por Jaques Dekequer, o catálogo foi clicado em Bonito, tendo pedras, águas transparentes de rios, céu azul e profundo, e natureza em forma bruta, como cenário para a top Carol Francischini exibir maiôs e biquínis da grife.

Nesta coleção que a consumidora vai encontrar nas lojas, a sofisticação de tecidos, modelagem e apliques sinaliza: o beachwear da Rosa Chá pode, e deve, ser misturado com outras peças, para literalmente desfilar em festas, piscinas cinco-estrelas e outras ocasiões estreladas. Não por acaso, as coleções da grife cada vez mais agregam itens como vestidos, shorts e outros complementos da chamada moda-praia "grifada" – que cada vez menos circula à beira-mar.

É hora de respirar novos ares na moda. Mesmo que as temperaturas ainda não alcancem o calor desejado para a estação, na indústria fashion a temporada já esquentou. A primavera-verão 2007/2008 está nas vitrines – e para marcar a nova fase, começa hoje mais uma edição do Crystal Fashion, a semana de moda curitibana que traz as principais tendências e as coleções das grifes mais badaladas do shopping que promove o evento.

Seis meses após a bem-sucedida edição que exibiu a moda do outono-inverno, o XVII Crystal Fashion pretende mostrar, em 6 noites e 12 desfiles, o que vai se usar neste verão. Grifes voltadas para o público jovem – um dos alvos mais cobiçados pela indústria da moda – são maioria no evento.

O Crystal Fashion abre hoje à noite com desfile da loja multimarcas Croqui, às 20 horas. Na passarela, estarão looks montados com diversas grifes do eixo Rio-SP, e de outros estados, que a loja comercializa. Após o show da Croqui, às 21 horas, a estilista Clô Orozco, da grife Huis Clos, será homenageada pela administração do shopping Crystal Plaza. Às 21h30, o desfile de moda praia da Rosa Chá ganha a passarela.

Números grandiosos

Após sete anos consecutivos de realização, o Crystal Fashion vem sendo sinônimo de grandes números – e desta vez não deve ser diferente. A semana de moda curitibana que exibiu as coleções outono/inverno 2007, entre 23 e 28 de abril, teve público de 46 mil pessoas, de acordo com cálculos do shopping Crystal Plaza. Neste XVII Crystal Fashion, espera-se, no mínimo, igualar o número de visitantes da edição anterior.

A infra-estrutura montada no piso G1 do Shopping Crystal Plaza para esta edição da semana de moda soma 3 mil metros quadrados. O investimento total chega a R$ 2,5 milhões, segundo a administração do shopping. Mais uma vez, a indústria de cosméticos Natura é patrocinadora-master do evento.

Mais de 600 pessoas estão nos bastidores, envolvidas na produção e realização do evento. Na passarela, 450 modelos, entre homens, mulheres e crianças, estarão exibindo os looks dos desfiles.

Celebridades

Praticamente todas as grifes investem na presença de algum "famoso" do momento, para atrair ainda mais público e flashes da imprensa. Desta vez não deve ser diferente. Nomes como o cantor Supla, a miss Brasil Nathalia Rodrigues, a atriz Vera Holtz (na platéia) e o modelo-celebridade Paulo Zulu circulam como possíveis presenças.

Estão confirmadas a atriz Deborah Secco, que vai desfilar para a Pura Mania no sábado; da apresentadora Daniele Suzuki, para Patachou; e da atriz Karen Junqueira, da novela teen Malhação, para Ellus. O ator global Malvino Salvador deve entrar na passarela de sunga, para a Track&Field, amanhã.

Como faz tradicionalmente, a Le Lis Blanc – grife voltada para mulheres adultas – coloca na passarela modelos consagradas. Participam do desfile que abre a noite de amanhã as tops Letícia Birkheuer, Juliana Dal Bosco e a paranaense Juliana Imai, que já tem carreira consolidada no exterior.

Na passarela

Confira a programação da semana da moda:

• A noite de amanhã, no XVII Crystal Fashion, começa com a marca feminina Le Lis Blanc abrindo o show. A grife esportiva Track & Field desfila às 21h30.

• A Patachou, grife feminina, faz às 20 horas primeiro desfile da quarta-feira. Em seguida, às 20h30, é a vez da moda jovem e pop da TNG, para homens e mulheres.

• A noite de quinta-feira começa mais cedo no Crystal Fashion. Às 19 horas, entram na passarela as meninas e meninos que desfilam para a marca infantil Lilica & Tigor. Às 21h30, é a vez da grife Evidence exibir sua moda feminina.

• Na sexta-feira a marca Green abre o show às 19 horas, seguida da Calvin Klein, que entra às 21h30. A última noite do Crystal Fashion, no sábado, vem com a grife jovem Pura Mania, às 20 horas, e encerra com a Ellus, na passarela às 21h30.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]