• Carregando...
47,5 milhões já foram imunizados | Fábio Dias/Gazeta do Povo
47,5 milhões já foram imunizados| Foto: Fábio Dias/Gazeta do Povo

Mobilização

Curitiba terá postos abertos para vacina

O Ministério da Saúde (MS) vai realizar um dia nacional de mobilização contra a gripe A (H1N1) hoje. A orientação é que cada cidadão consulte a secretaria de Saúde do seu município para saber qual será a ação na cidade. Em Curitiba, os oito Centros de Urgências Médicas 24 horas vão atender a população no fim de semana. A vacinação nos postos dos bairros Sítio Cercado, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Fazendinha, Pinheirinho, Sítio Cercado e Campo Comprido ocorre das 8 às 18 horas.

Foz do Iguaçu, na região Oeste, também promove a vacinação no sábado, das 8 às 13 horas, nas unidades de saúde Vila Yolanda e Jardim América e no Centro de Especialidades Médicas (Cem). Londrina, no Norte; Maringá, no Noroeste; Toledo e Cascavel, no Oeste; e Ponta Grossa, nos Campos Gerais, não vão realizar nenhuma ação de vacinação neste fim de semana.

Luto

Maringá registra 1º óbito

A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou ontem a primeira morte por gripe A na cidade neste ano. O estampador Rodrigo Rosa Bonjorno, que completava 24 anos no dia da morte, estava internado havia 13 dias no Hospital Santa Casa e morreu na madrugada de ontem. A família registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e pretende processar o hospital e um médico por negligência. Segundo a tia de Bonjorno, o médico disse que o rapaz tinha apenas uma infecção na garganta e não solicitou o exame de gripe A. "Eles só aceitaram fazer o exame quando ele estava muito mal", disse a mulher dele, Flávia Bonjorno, que pagou R$ 160 pelo exame. Segundo a assessoria do hospital, os procedimentos exigidos pela Vigilância Epidemiológica foram realizados. Registros da Santa Casa indicam que Bonjorno foi atendido no local nos dias 20 e 24 de abril, sendo internado no dia 25.

Maringá - Marcus Ayres, Jornal de Maringá Online

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou ontem que em 2010 já foram registradas 361 internações e 50 mortes causadas pela gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, no território brasileiro. Os dados são referentes ao período que vai de 1.º de janeiro a 3 de abril. Entre as 50 vítimas, 76% eram mulheres e 32% eram gestantes. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, no dia 26 de abril havia 951 casos confirmados no estado. Dez pessoas haviam morrido até esta data – ontem, mais uma morte foi confirmada, em Maringá. Um novo boletim será divulgado na segunda-feira.A gripe suína começou a circular no país no fim de maio do ano passado. Em 2009 foram registradas 2.051 mortes, 75% de pessoas com doenças crônicas. Os adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos, e os de 30 a 39 anos representaram a maior parcela de mortes, 22% do total.Balanço

Ao todo, 47,5 milhões de pessoas receberam a vacina contra a gripe A no Brasil, o que, segundo o governo, representa 81% do público alvo convocado inicialmente. En­­tre os grupos prioritários, porém, a vacinação apresenta problemas. O objetivo do governo é que 80% das pessoas destes grupos sejam vacinadas, mas entre as gestantes o índice está em 63%, e, nos adultos de 20 a 29 anos, em 69%. Segundo o ministro, todos os profissionais de saúde e crianças com menos de 2 anos foram vacinados. A cobertura nos doentes crônicos, inclusive idosos, está em 82% e nos indígenas, em 75%.

No Paraná, 3,4 milhões de pessoas haviam sido imunizadas até ontem, o que representa cerca de 67% da população que deve receber a vacina no estado. O único grupo que ainda não atingiu a meta de 80% de imunização no estado foi o de gestantes, com índice próximo a 70%. De acordo com os dados da Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde, até as 18h30 de ontem o grupo de adultos jovens, entre 20 e 29 anos, atingiu a meta de 80% de vacinação, imunizando 1.517.762 pessoas. Já os grupos de portadores de doenças crônicas e crianças atingiram e superaram a meta.

Temporão apresentou ontem o balanço da vacinação e lançou a campanha de vacinação do idoso contra a gripe comum, que havia sido suspensa e começa hoje nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Até 21 de maio, a recomendação é de que todas as pessoas maiores de 60 anos sejam imunizadas. Nas regiões Norte e Sul, a vacinação começou em 24 de abril e termina neste fim de semana. Nos dois casos, idosos portadores de doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe suína – recebem a dose contra gripe comum em um braço e contra a gripe suína no outro.

Grávidas

O ministro afirmou ontem que a vacinação de grávidas contra a gripe A teve pouca adesão e convocou as gestantes para que procurem os postos de saúde. O ministro lembrou que a maioria das mortes, tanto no ano passado como neste ano, foi de mulheres grávidas. Temporão atribuiu a baixa adesão ao possível receio em relação à vacina. Segundo ele, a adesão das gestantes à campanha está em 63%, mas a meta é imunizar 80% do público alvo. Esta etapa da campanha poderá ser prorrogada em estados onde a meta não foi atingida – Amazonas, Mato Grosso, Bahia e Roraima. O Rio vai prorrogar a campanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]