• Carregando...

Uma reunião realizada nesta segunda-feira na Defesa Civil, em Curitiba, apresentou o balanço final dos casas afetadas pelo forte temporal deste sábado(23). De acordo com o levantamento realizado pelo coordenador das ações assistenciais, Gílson Mattos, 3.130 residências foram danificadas em Guaratuba, cidade mais afetada pelo temporal. Deste total, 700 casas são de famílias de baixo poder aquisitivo e, para elas, o governo estadual liberou uma remessa de 30 mil telhas de fibrocimento.

Em Tijucas do Sul, 365 casas foram danificadas. Destas, cerca de 200 vão receber um auxílio de 6 mil telhas: 3 mil na terça e mais 3 mil na quarta. Mais de 200 pessoas da Defesa Civil estadual e municipal estão empenhadas em ajudar às famílias que tiveram suas casas destruídas pelo temporal. Muitas pessoas estão abrigadas em escolas da cidade, por isso a volta às aulas programada para esta segunda deve acontecer apenas na próxima semana.

O prejuízo financeiro ainda não foi contabilizado. A Defesa Civil tem um prazo de cinco dias para apresentar os números ao governo.

Doações

A Defesa Civil Estadual colocou vários números de telefone à disposição para quem quiser fazer doações de roupas, cobertores e até materiais de construção: Fundação de Ação Social: (41) 3442-8199 ou 3442-8190; Escritório da Prefeitura de Guaratuba em Curitiba: (41) 3252-0457 ou (41) 3225-3272. Também podem ser ofertadas doações pelo telefone da Defesa Civil em Curitiba: (41) 3350-2607

Frio

Depois do susto e dos prejuízos, agora o frio será o principal problema a ser enfrentado pelos moradores que tiveram suas casas destruídas pelo temporal que aconteceu sábado, em todo o estado do Paraná.

De acordo com o Simepar-PR, a grande massa de ar frio e seco que está sobre a região afasta a possibilidade de chuvas, mas castiga a todos com baixas temperaturas. O frio intenso deve permanecer até quarta-feira. Nesta terça, a mínima prevista será de 2°C.

O clima permanece sem possibilidades de chuvas até pelo menos o próximo sábado (30). Na sexta-feira a temperatura aumenta um pouco e já aparecem algumas nuvens. "O temporal de sábado foi casual. Uma massa de ar frio e seco estava sobre o estado e uma frente fria veio de encontro a ela. A chuva de granizo formou-se rapidamente e dificilmente daria para prevê-la. Agora, o problema para os atingidos será o frio", alerta o meteorologista Reinaldo Kneib.

Veja o estrago que o vendaval fez em Guaratuba e em Tijucas do Sul

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]