• Carregando...
Centro de Educação à Distância: 30 cursos para os agentes da Guarda Municipal | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Centro de Educação à Distância: 30 cursos para os agentes da Guarda Municipal| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

Foz do Iguaçu - Os agentes da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu poderão trabalhar armados dentro da lei. A corporação assinou uma parceria com a Polícia Federal do Paraná que permite aos servidores o porte profissional de armas de fogo. Outra conquista dos guardas é a inauguração do Centro de Educação a Distância (Cead), uma estrutura voltada para a qualificação do efetivo.

Hoje, os guardas municipais já trabalham armados, porém com porte particular (pessoal) de revólveres e pistolas. Com a assinatura do convênio, essa "situação precária" será corrigida. Resolvido o problema, os servidores da instituição passam a ter porte de armas da mesma forma que policiais civis e militares.

A expectativa do secretário para Assuntos de Segurança Pública de Foz, Adão Luiz Souza Almeida, é de que o município emita os portes de armas já em novembro. A medida depende apenas de publicação do convênio no Diário Oficial da União. No Paraná, somente a Guarda Municipal de Curitiba tem a chamada habilitação funcional de arma. A próxima cidade a conquistar esse direito será Paranaguá.

O município conquistou essa responsabilidade após capacitar os guardas municipais com testes práticos e teóricos e reunir as certidões negativas de antecedentes criminais de todo o efetivo. A corporação tem cerca de 300 homens e mulheres voltados ao trabalho operacional. Destes 85% estariam aptos a trabalhar armados já a partir de novembro.

O segundo avanço da instituição é a entrega do Centro de Educação a Distância (Cead), uma ação integrada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. O telecentro atenderá não só os guardas municipais, mas também policiais e agentes penitenciários de Foz do Iguaçu e de outros municípios da região.

A estrutura tem 12 computadores ligados à internet, televisão, biblioteca com cerca de 300 livros, além de equipamentos de multimídia para exibição de vídeos e realização de teleconferências. "Nesse complexo, os guardas terão acesso a 30 cursos em diversas áreas da segurança pública", informou o inspetor de área Everson Cadavel Madruga, coordenador das atividades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]