• Carregando...

Hospitais e postos de saúde do Guarujá, na Baixada Santista, atenderam desde o início do ano mais de 1.100 pessoas com sintomas de diarreia e vômitos.

A Secretaria de Saúde do município informou que o Pronto Socorro Central e o Pronto Socorro de Vicente de Carvalho atenderam mais de 700 casos desde o início do ano. O Hospital Santo Amaro, um dos principais estabelecimentos de saúde da cidade, informou que entre o dia 1º e o dia 4 foram atendidas cerca de cem pessoas por dia com os mesmos sintomas, a maioria delas crianças.

A diretora da Vigilância em Saúde do Guarujá, Lídia Maria de Araujo Lima, disse ao site G1 na quinta-feira (7) que foram detectados surtos (mais de três casos em uma determinada área) em dois locais da cidade. De acordo com ela, técnicos recolheram amostras da água e encaminharam ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A Secretaria Estadual da Saúde informou que as análises de água são rotineiras. A Sabesp informou que não há qualquer problema com a água fornecida no Guarujá.

Lídia Maria não vê movimento acima do normal. Para ela, o surgimento desses casos ainda pode ser considerado normal nesta época do ano, quando a população da cidade de 308 mil habitantes triplica por causa da chegada dos turistas.

Ela afirmou que os casos podem ser provocados por algum tipo de vírus presente no ar ou pelo consumo de alimentos e líquidos mal conservados. A água fornecida à população é potável e atende aos padrões estabelecidos pela portaria 518, do Ministério da Saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]