• Carregando...

Tudo começou em 1951 com uma dúvida. Qual seria a ave de caça mais veloz da Europa, a tarambola ou o galo-selvagem? Por perceber que não havia livros que respondessem esse tipo de pergunta, sir Hugh Beaver, diretor da tradicional cervejaria Guinness, decidiu criar um livro que reunisse todos os recordes do mundo. Surgia então o Guinness World Records, hoje o livro mais vendido do mundo, com 100 milhões de exemplares, publicado em 100 países e em 37 idiomas.

A versão brasileira da nova edição do Guinness chega ao mercado com uma tiragem de 65 mil exemplares. Para marcar o lançamento, o Guinness Book trouxe ao Brasil a russa Svetlana Pankratova, de 1,96 m de altura, que entrou para o livro como a mulher com as pernas mais longas do mundo, de incríveis 132 cm. Ela desembarcou na última quarta no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, estará em São Paulo.

A edição vem repleta de recordes louváveis como o de Elvis Presley, que emplacou 151 singles de sucessos na lista da Billboard entre 1956 e 2003. Há também diversas conquistas hilárias. Como, por exemplo, a do grito mais alto, façanha que pertence à professora britânica Jill Drake. Para controlar o barulho em sala de aula, ela alcançou 129 decibéis. O recorde foi catalogado durante uma festa de Halloween. Já o inglês Garry Turner possui a pele mais flexível do mundo. Por conta da síndrome de Ehlers-Danlos, sua pele é tão maleável que ele é capaz de criar uma gola rolê humana, puxando apenas a pele do pescoço até a altura da boca. Pura bizarrice.

Como curiosidade do mundo animal, está o morcego de lábio tubular encontrado nos Andes Equatorianos. O mamífero voador tem a língua mais longa se comparada com o resto do corpo Medindo apenas 2 centímetros, o morcego tem 8,49 centímetros de língua, ou seja, 150% maior do que o corpo. Caso o ser humano tivesse uma língua tão grande, de pé, seria possível lamber o próprio calcanhar.

A edição deste ano vem com um projeto gráfico diferenciado e, como novidade, traz imagens em 3D. Para vê-las, o livro dá de brinde um óculos especial para a leitura em três dimensões. O livro traz também um pôster em tamanho real do menor homem do mundo, o chinês He Pingping, com 74,61cm.

Brasileiros

Na versão nacional, as quatro primeiras páginas são dedicadas aos brasileiros recordistas. Entre eles está o surfista Rico de Sousa, que possui dois recordes catalogados. No dia 2 de setembro do ano passado ele conseguiu colocar 84 surfistas em uma mesma onda. Recorde que quebrou este ano, no dia 7 de setembro, ao colocar 88 surfistas, também na mesma onda, na praia do Quebra-Mar, em Santos, litoral Sul de São Paulo.

Outro recorde que ele pretende quebrar neste ano, no dia 21 deste mês, é surfar na maior prancha do mundo, com 9,17 m. "A maior dificuldade é o momento de entrar na onda. Por ela ser muito pesada (quase 100 kg) fica difícil remar", explica o surfista.

Dos outros recordes brasileiros, o livro considera também o carnaval de Salvador, na Bahia, como o maior carnaval de rua do mundo e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, como a maior estátua de Jesus. Além disso, dá ao Pantanal o título de maior pântano do mundo. O recorde de menor casal do mundo também pertence ao Brasil. No dia 27 de outubro de 1997, com 90 centímetros, Douglas Breger da Silva casou-se com Cláudia Rocha, de 93 centímetros, de Curitiba.

Por não serem recordes recentes, as cinco conquistas da Copa do Mundo de Futebol e o título de maior goleiro goleador pertencente a Rogério Ceni, do São Paulo, não entraram na edição deste ano. O Brasil possui mais de 100 recordistas.

Serviço: a lista completa de recordes fica disponível no site do livro: www.guinnessworldrecords.com/br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]