
Ainda não há previsão para o início das operações do Terminal do Roça Grande, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Com a inauguração do Terminal Metropolitano do Guaraituba, no último sábado (29), também no município, a população aguarda agora a inauguração do Roça Grande, localizado na Rodovia da Uva, e pronto há mais de um ano.
Construído pelo governo do estado, e sob responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento, a intenção é integrar o terminal ao sistema de transporte coletivo de Curitiba, mas ainda não houve conversas formais sobre o assunto. Através da assessoria de imprensa, a COMEC disse que pretende iniciar as conversas com a empresa municipal da capital Urbanização de Curitiba S.A.(URBS), responsável pelo transporte coletivo, mas não tem uma data prevista para formalizar o início desta negociação. A direção da URBS não foi consultada pela COMEC para discutir os termos de uma possível integração do novo terminal.
Para integração do Terminal Guaraituba, incluído na Rede Integrada de Transporte (RIT), operada pela URBS, a COMEC se comprometeu a repassar R$ 6,5 milhões para URBS reformar o Terminal do Cabral, por onde passam as linhas que saem do Guaraituba. O acordo foi mediado pelo Ministério Público Federal , que decidiu investigar o abandono do terminal. Os dois órgãos assinaram um termo de compromisso para colocar o Guaraituba em funcionamento.
Roça Grande
Enquanto o Terminal não for inaugurado, os moradores do bairro Roça Grande continuam pagando mais de uma passagem de ônibus coletivo para chegar em Curitiba.
Um dos motivos para demora na inauguração é a construção de uma trincheira com 515 metros, na altura do km 4,5 da Rodovia da Uva, entre as ruas Gustavo Nass e Carlos Luiz Walt, que já está liberada para o tráfego de veículos e vai possibilitar o acesso de ônibus ao Terminal.



