• Carregando...
No Hana Matsuri, público poderá conhecer e apreciar a cultura e a gastronomia oriental. | Henry Milleo
/Gazeta do Povo
No Hana Matsuri, público poderá conhecer e apreciar a cultura e a gastronomia oriental.| Foto: Henry Milleo /Gazeta do Povo

A celebração do 11.º Hanna Matsuri, o Festival das Flores e Natal Budista do Paraná, acontece neste fim de semana no Parque São José em São José dos Pinhais. No festival, o público poderá conhecer e apreciar a cultura e a gastronomia oriental. A expectativa da organização é reunir cinco mil pessoas. O evento faz parte das comemorações do centenário da imigração japonesa no Paraná e dos 120 anos das relações amigáveis entre Brasil e Japão.

Serviço

Hana Matsuri 2015

Festival das Flores e Natal Budista do Paraná.

Dias 11 e 12 de abril, das 11 às 19h

Parque de São José dos Pinhais

Av. Comendador Franco, s/n (antes de portal do São José dos Pinhais)

Entrada franca

Segundo Claudia Suemi Hamasaki, uma das organizadoras do Festival, o Hana Matsuri já é uma tradição na cultura de Curitiba e aconteceu pela primeira vez em 2005, por iniciativa do jornalista e pesquisador Claudio Seto. Desde então, o evento acontece anualmente e celebra a espiritualidade e a cultura oriental. “O Hana é um programa para toda a família que busca conhecer sobre a espiritualidade, cultura e gastronomia oriental”, comenta Claudia Hamasaki.

Durante os dois dias o público terá a oportunidade de assistir a apresentações culturais, show de taikô (tambores), yosakoi (dança), matsuri dance, artes marciais e desfile de cosplay (jovens que se vestem como personagens de desenhos). Serão ministradas também oficinas de origami (dobradura de papel) e shodo (escrita japonesa) além de brincadeiras tradicionais japonesas. Está previso também um campeonato de hashi e roda de conversa sobre cinema japonês, com Erik Jason. Na praça da alimentação o público vai encontrar pratos típicos como sushi, yakissoba, tempurá,guioza, yakisakana, entre outros.

O ponto alto do evento acontece em uma cerimônia com a presença de crianças que relembra o nascimento de Buda. Uma imagem do pequeno Buda, dentro de um altar ornado com flores, será banhada com chá. O altar representa o jardim de Lumbini, o local onde Buda nasceu, e o chá para lembrar a chuva de néctar que caiu na hora do nascimento. Segundo a lenda, uma música celestial ecoou pelo universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem aventurança. Naquele momento, caiu uma suave chuva de néctar e as flores se abriram mostrando seu colorido.

No sábado, às 14h, crianças tipicamente vestidas vão carregar o altar florido do pequeno Buda até o local onde acontecerá a cerimônia religiosa. Elas serão acompanhadas pelos monges budistas que distribuirão talismã de proteção e boa sorte. Quando o altar chegar no palco será realizado um culto religioso. Após o culto, terá início o ritual kanbutsue quando o público poderá banhar o pequeno Buda com chá doce para pedir saúde, paz e sorte durante o ano.

A festa estará aberta ao público das 11 às 19 h e a entrada é gratuita.

Mudança

Segundo Claudia Suemi Hamasaki, uma das organizadoras do Festival, o Hana Matsuri irá acontecer neste ano em São José dos Pinhais por conta da boa receptividade do público registrada em 2014. No ano passado, o Matsuri aconteceu no Parque do Centenário - Memorial da Imigração Japonesa, na Avenida das Torres, e o público registrado foi um pouco diferente do habitual. “Alteramos o lugar em 2015 primeiro porque o Parque São José fica próximo do Parque do Centenário – Memorial da Imigração Japonesa, onde o Matsuri aconteceu no ano passado. Segundo porque sentimos uma presença de público diferente, o pessoal da região metropolitana compareceu junto com sua família ao festival, o que não acontecia tanto quando era no Museu Oscar Nieymer “,explica Claudia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]