• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A direção do Hospital de Clínicas (HC) afirmou em reunião com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Paraná (Sinditest-PR) que conseguiu adiantamento de R$ 5 milhões com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a compra de materiais e insumos, que estão escassos desde o começo do ano. De acordo com a assessoria de imprensa do HC, com o repasse, a situação deve ser normalizada na próxima semana. A paralisação da categoria desta quarta-feira (24) deixou o atendimento lento no hospital e suspendeu os serviços de tomografia, raio-x e endoscopia do hospital, que atendeu pacientes em regime de emergência. Mesmo assim, o sindicato promete uma nova paralisação de 24 horas para o dia 1.º de março.

De acordo com Carmen Luiza Moreira, uma das coordenadoras do Sinditest, o repasse ameniza a situação do hospital, mas não resolve o problema completamente. “Esse dinheiro é suficiente, mas é limitado e pode amenizar a situação apenas por alguns meses ”, afirmou. Na visão da entidade que representa esses trabalhadores, a contratação dos 80 novos funcionários aprovados no concurso da Ebserh, que serão chamados a partir de março, pode trazer novas dívidas ao hospital. “Esse tempo sem insumos gerou novas dívidas e deve fazer o pagamento destes novos funcionários. Não há segurança de que não vá faltar insumos novamente”, afirmou. Já o HC tem afirmado que esses novos servidores poderão auxiliar na ampliação dos serviços da instituição.

Nova paralisação

Uma nova paralisação foi marcada pelos funcionários do HC no dia 1.º de março nos mesmos moldes da desta quarta-feira, já que boa parte da pauta de discussão do sindicato com a direção do hospital ainda não foi discutida por conta da viagem dos dirigentes a Brasília na busca da liberação dos recursos. A pauta do protesto continuará sendo contrária a instauração do ponto eletrônico para servidores concursados, implantada em julho de 2015 e a reivindicação de jornada de 30h semanais.

HC aponta que falta de insumos deve-se ao aumento da demanda

Desde janeiro, há notícias de que o Hospital de Clínicas convive com a falta de insumos básicos. O Sinditest chegou a encaminhar ao Ministério Público Federal um documento apontando que, no começo do ano, o HC estava sem luva, gaze, seringas e medicamentos. O sindicato apontou ainda que a situação rotineira.

Na oportunidade, o HC apontou que o motivo da escassez de materiais devia-se à falta de repasses do governo federal e à questões orçamentárias – algo que foi negado pelo Ministério da Saúde.

Na última terça-feira (23), cirurgias eletivas foram adiadas por falta de equipamentos. Algo que foi tratado ontem como uma questão “pontual”. Nesta manhã, no entanto, o hospital emitiu uma nota apontando que o “ Hospital de Clínicas esteve desabastecido neste início de ano em razão, justamente, do seu aumento de atendimentos” – na UTI neonatal a ampliação foi de 86% entre a média de todo ano de 2015 e os últimos dois meses do ano passado. Cirurgia cardíaca aumentou 92% no período, por exemplo.

Segundo a nota, já estava previsto para o mês de março o reabastecimento total de insumos. Mais 80 novos funcionários serão chamados no mês de março, entre técnicos-administrativos e equipe de enfermagem, do concurso da Ebserh.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]