• Carregando...
Vídeo | Reprodução/TV Globo
Vídeo| Foto: Reprodução/TV Globo

Funcionários da UFPR, UTFPR e Ibama fazem manifestação conjunta

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antigo Cefet, além dos funcionários dos Ibama realizam uma manifestação nesta terça-feira (5), no centro de Curitiba. Segundo os organizadores, o ato tem o objetivo de defender o serviço público e lembrar a importância do meio ambiente.

Os manifestantes se reúnem em frente à reitoria da UFPR, as 10h30. Além dos servidores técnicos, o ato contará com o apoio dos estudantes e outras categorias do serviço público. Os funcionários da UFPR entraram em greve no dia 28 maio e os servidores da UTFPR aderiram ao movimento nesta segunda. A greve no Ibama está completando quatro semanas.

A direção do Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba pediu ajuda da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para acelerar as negociações com os funcionários técnico-administrativos em greve desde segunda-feira (28). O HC é administrado pela UFPR e possui mais de dois mil funcionários ligados ao quadro de servidores da universidade.

Segundo a vice-reitora da UFPR, Márcia Helena Mendonça, a direção da universidade recebeu um relatório do diretor do HC, Giovanni Lodo, na sexta-feira (1). No ofício, ele teria explicado a situação no hospital e pedido a ajuda para negociar a volta ao trabalho de todos os funcionários dos setores considerados de risco, como o Pronto Atendimento e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Este pedido foi encaminhado para o conselho de ética do movimento de greve. Nós esperamos uma resposta até a amanhã (terça-feira) de manhã", afirma Márcia.

Os servidores farão uma assembléia na manhã de terça-feira (5) e a decisão sobre o pedido será anunciada durante o ato público que os grevistas realizam no final da manhã em frente o prédio da reitoria. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná (Sinditest/PR), José Carlos Assunção Belotto, disse que o relatório da direção do HC tem de ser analisado melhor. "Na relação de funcionários eles colocam alguns que estão afastados por licença médica e não em greve", afirma Belotto.

Balanço do HC

O último balanço divulgado pelo HC informa que foram feitas nove cirurgias nesta segunda-feira (4). Normalmente são realizados até 40 procedimentos por dia. As cirurgias adiadas serão reagendadas após o término da greve. A média de servidores em greve por dia é, segundo assessoria do hospital, de 120. O número de internações está 30% menor que o normal. Dos 640 leitos, apenas 278 estavam ocupados. O hospital informa que a média de ocupação é de 400 leitos. A UTI, com capacidade para 14 pacientes, tinha 12 internados.

O tempo estimado de espera na fila da central de agendamento de consultas foi de duas horas. Segundo assessoria do HC esta espera já era normal antes da greve, devido à procura pelo serviço ser maior que a capacidade de atendimento.

UTFPR aderem ao movimento greve

Os funcionários técnico-administrativos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antigo Cefet, entraram em greve nesta segunda-feira (4). A instituição possui 11 campi em todo Paraná, e conta com 570 servidores. A paralisação atinge os servidores de Curitiba, Campo Mourão e Medianeira. Pato Branco, Ponta Grossa e Cornélio Procópio devem anunciar se aderem à greve, na terça.

Segundo o coordenador do sindicato dos servidores técnico-administrativos da UTFPR, Eliseu Orta dos Santos, os setores mais afetados pela greve são as bibliotecas e almoxarifados. Santos explica que a pauta de reivindicações conta com 14 pontos. O principal é a revisão do plano de carreira dos funcionários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]