• Carregando...

Os pacientes do serviço de transplante de medula óssea do Hospital de Clínicas (HC) do Paraná receberam, ontem, a visita do maestro indiano Zubin Mehta. Ele esteve em Curitiba para reger a Orquestra Filarmônica de Israel, que se apresentou ontem, à noite no Teatro Guaíra. Mas antes disso, ele conheceu o hospital. O concerto foi beneficente e a renda será revertida para a construção de um novo ambulatório para o serviço de transplantes de medula, com custo estimado de R$ 4,5 milhões.

"É fenomenal saber que existe um serviço de excelência como este em Curitiba. É uma grata surpresa conhecer o departamento de um hospital que ajuda muitas pessoas", disse o maestro. Zubin Mehta é considerado um dos maiores regentes de todos os tempos. É famoso por ter sido o maestro mais jovem a reger a Filarmônica de Berlim, com apenas 25 anos.

O maestro indiano tem a sua trajetória marcada por concertos de caráter social. Entre as apresentações, estão uma na Alemanha, em 1971, no Festival de Berlim, a 500 metros do Reichstag (local de onde vieram as ordens para a execução dos judeus no 3.º Reich). Ele também foi à Hiroshima, na turnê Jornada Pela Paz. Mehta também participou do concerto dos tenores José Carreras, Plácido Domingos e Luciano Pavarotti, na Europa, em 1996, apresentação que culminou na criação de uma fundação de combate à leucemia que leva o nome de José Carreras.

Comemorações

A visita de Mehta ao serviço de transplantes do HC também faz parte das comemorações dos 25 anos da Associação Alírio Pfiffer, criada em 1986. O serviço de transplantes de medula do hospital é referência na América Latina e já realizou 1,6 mil transplantes deste tipo. Por mês são 700 atendimentos prestados. Por ano, 110 transplantes de medula.

De acordo com a presidente da associação, Maria Cecília Leão Rosenmann, a intenção é que o novo ambulatório passe a funcionar como um hospital-dia. "Este setor é muito mais que transplantes e que câncer. Atende a pessoas com doenças no sangue também, inclusive com doenças raras", afirmou. A associação é a responsável pelo suporte financeiro ao serviço de transplantes de medula do HC. "É com a colaboração feita por entidades como essa que conseguimos realizar reformas e comprar equipamentos", disse o diretor-geral do hospital, Giovanni Loddo.

Vinda a Curitiba não estava nos planos

A turnê que a Orquestra Filarmônica de Israel faz pela América do Sul não tinha Curitiba nos planos. A mudança no roteiro foi possível graças à intervenção de Beatriz Ferreira, vice-presidente da Associação de Apoio ao Transplante de Medula Óssea. Ao saber da turnê, ela não hesitou em fazer o convite. "Foi uma ousadia. Eu tentei e conseguimos. A resposta foi imediata e deu certo inclusive com o dia disponível no Guairão." Ela conta que o cachê cobrado pelo maestro foi mínimo.

Zubin Mehta não foi o primeiro visitante ilustre do serviço de transplante de medula óssea do HC. Em 1993, o tenor José Carreras esteve no hospital. Carreras é portador de leucemia e fez uma doação em dinheiro que garantiu parte da compra do terreno onde será construído o novo ambulatório, anexo ao prédio do HC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]