Uma pesquisa com o objetivo de aplicar testes clínicos capazes de detectar o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade está sendo realizada em 600 alunos de escolas municipais de Curitiba, com idades entre 7 e 14 anos. O estudo é feito pelo Instituto Pelé Pequeno Príncipe, por meio de uma parceria com a prefeitura de Curitiba.
No início de abril, 20 crianças foram encaminhadas para a avaliação neurológica, primeiro passo para o levantamento de diagnóstico clínico. Depois, as crianças irão passar por uma avaliação pedagógica e exames laboratoriais. Após a análise dos dados, escola e familiares serão capacitados para conviver e agir com hiperativos. A expectativa é de que os primeiros resultados do estudo saiam em dezembro. O resultado final deve ser concluído até o fim de 2008.
Entre 5% e7% das crianças em idade escolar apresentam o transtorno de déficit de atenção TDAH, um distúrbio neurobiológico que faz com que alunos enfrentem dificuldade de aprendizagem, problemas de comportamento na escola e de relacionamento com colegas e professores. Os sintomas aparecem com a falta de controle sobre a atenção, a atividade motora intensa e impulsividade. (TD)
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