• Carregando...
Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais passou pelas principais ruas da capital | Brunno Covello/ Gazeta do Povo
Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais passou pelas principais ruas da capital| Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo

A comemoração em homenagem à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba, reuniu cerca de 2 mil pessoas ontem, segundo a Arquidiocese. Uma delas foi a dona de casa Doralina de Camargo, 54 anos, que foi ao evento com o neto Guilherme Ferreira, de 3 anos. Ambos entoavam os cânticos puxados pelo Padre Emmanuel Portela Cardozo. Guilherme era o mais fervoroso. "Em casa ele pega um cano de água pequeno, no formato de um microfone, e os óculos do pai e finge que é o padre Reginaldo Manzotti", conta Doralina.

Apesar de ser católica desde criança, foi a primeira vez dela na comemoração. Mas no meio do público havia gente "das antigas", como o aposentado Altamar Pereira, 73 anos, que participa das homenagens à padroeira desde os anos 1940. "Eu cheguei a Curitiba com 17 anos, mas antes eu já frequentava as procissões de Itajaí (SC). Além de fazer bem, traz recordações da infância."

Programação

As festividades começaram às 8h30 com missa de Dom José Mário Scalon Angonese. Por volta das 15h, mais três missas foram realizadas por Dom Rafael Biernaski e Dom Pedro Fedalto. Nomeado administrador da arquidiocese em julho, após a morte do arcebispo dom Moacyr José Vitti, o bispo Dom Rafael Biernaski coordenou as atividades.

Por volta das 17h, os fiéis saíram do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e foram até a Catedral Basílica. Durante a caminhada os presentes balançavam panos brancos em louvor à padroeira. Às 18 horas, Dom Rafael Biernaski realizou a santa missa com consagração da arquidiocese à Nossa Senhora.

Parabéns, Catedral!

Além da homenagem à padroeira, os fiéis também comemoram no domingo os 121 anos da Catedral Basílica. O templo, segundo o 1º Livro do Tombo, demorou 26 anos para ser construído. Antes de ser o que é hoje -- um monumento no estilo neogótico –, foi uma paróquia de pedra e barro espaçosa, erguida pelo vigário Manoel Domingos Leitão em 1747.Festa da Luz

No próximo fim de semana a Arquidiocese realiza a 6.ª Edição da Festa da Luz, em parceria com a prefeitura. A programação começa no sábado à noite, com atividades culturais, e termina no domingo, com uma missa seguida de almoço. A festa será no Bosque Italiano, em Santa Felicidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]