• Carregando...

Foram quatro meses de debates – iniciados em 7 de julho, em Ponta Grossa –, oito etapas regionais, 5 mil participantes e 399 municípios representados. O Fórum Futuro 10 Paraná, que terá seu encontro de consolidação hoje, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, aproxima-se do fim como um feito inédito. Trata-se da primeira vez em que todas as regiões paranaenses puderam expor seus sonhos e problemas e pensar, juntas, o desenvolvimento do estado. "No momento em que o país parece estar discutindo o passado, o estado discute seu futuro", afirma Rogério Mainardes, diretor de marketing da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e coordenador do comitê executivo do fórum. Iniciativa da RPC / Gazeta do Povo, com apoio de 11 associações empresariais e de classe, o fórum vai definir metas para o Paraná da próxima década.

O encontro de consolidação reunirá 200 representantes eleitos nas etapas regionais. Dividido por temas, como industrialização, política e educação, pela manhã o grupo vai definir prioridades estaduais. À tarde, definirá as prioridades regionais. A base das discussões será o conjunto de documentos redigidos no fim de cada etapa. "É a hora de passar dos sonhos para as propostas", diz Ilma Barros, coordenadora de desenvolvimento organizacional da Fiep, uma das instituições organizadoras do evento.

Para os participantes, será a oportunidade de contribuir para a criação de um projeto de desenvolvimento para o estado. "A iniciativa conseguiu mobilizar a sociedade e se transformou num grande porta voz do Paraná", diz o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Wanderley Bertoluzzi, um dos indicados para participar dos debates de hoje. "Conseguimos visibilidade para as propostas do interior".

As conclusões e propostas de hoje serão apresentadas no encontro de encerramento marcado para 1.º de dezembro, no Estação Convention Center, em Curitiba. O documento será entregue a autoridades municipais, estaduais e federais, como o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que já confirmou presença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]