i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
mudança

Horário brasileiro de verão começa no próximo dia 19

  • PorAngieli Maros
  • 10/10/2014 21:11
Os relógios terão de ser adiantados em uma hora | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Os relógios terão de ser adiantados em uma hora| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O horário brasileiro de verão 2014/2015 começa no próximo dia 19 de outubro – dia em que os relógios terão de ser adiantados em uma hora, a partir da meia-noite. Adotada por dez estados do país, todos entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a medida é estabelecida para economizar energia no horário de maior consumo, entre as 18h e as 21 horas.

De acordo com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), ainda não há uma previsão de qual será a redução na demanda de energia no estado nesta época do ano, mas, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, a média de contenção de consumo nos locais que adotam a medida é de aproximadamente 5%.

Instituído em 1931, o horário de verão ajuda a aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal. Com a diminuição da demanda, que "desafoga" o horário de pico do consumo de luz, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser diminuído, reduzindo também o custo da geração de eletricidade.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério de Minas e Energia, as análises sobre os benefícios do horário de verão também demonstram que a redução da demanda de ponta tem evitado novos investimentos, da ordem de R$ 2 bilhões por ano, na construção de usinas geradoras de energia.

Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. Como em 2015 o carnaval será no dia 17 de fevereiro, o horário de verão deverá acabar no dia 22 de fevereiro. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.