• Carregando...

Na madrugada de sábado (20) para domingo (21) começa o horário de verão. Os paranaenses terão de adiantar seus relógios em uma hora, assim como moradores dos demais estados da região Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do país. A medida deve ser encerrada na madrugada de 16 para 17 de fevereiro de 2013.

As regiões nordeste e norte não vão entrar no horário de verão, a exceção do estado do Tocantins, que decidiu aderir ao horário especial. O estado da Bahia, que normalmente adere à medida, decidiu ficar de fora este ano.

De acordo com a Copel, o período do horário de verão deve reduzir em cerca de 5% nos níveis máximos da demanda por energia elétrica no Paraná no horário de pico, que durante o horário de verão é das 19 às 22 horas.

A principal finalidade do horário de verão é distribuir de maneira mais equilibrada a elevação na demanda por energia de diversas classes consumidoras durante o horário de ponta, segundo a Copel. Adiantar os relógios faz com que os horários de pico de diversas categorias de consumidores não se sobreponham, aliviando o sistema elétrico.

Como exemplo, a iluminação pública, que passa a ser acesa depois do fim do expediente de escritórios e comércio, além dos momentos de maior demanda em residências. O maior aproveitamento da luz do sol também auxilia na diminuição nos gastos com energia elétrica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]