Um hospital de campanha começou a funcionar em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, para ajudar no atendimento às vítimas de deslizamentos, segundo informou na manhã desta quinta-feira a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec).

CARREGANDO :)

A unidade, com cinco leitos, foi montada próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da prefeitura. Trabalham no hospital dez médicos, sendo cinco socorristas do Corpo de Bombeiros e cinco clínicos gerais civis, mais quatro técnicos em enfermagem e dois enfermeiros.

A Sesdec também atua na prevenção de doenças como a leptospirose e diarreias, males que normalmente se propagam após as enchentes. Equipes da Subsecretaria de Vigilância em Saúde conversam com os moradores das áreas afetadas e distribuem cartilhas com informações sobre a transmissão das doenças. Além disso, a subsecretaria visita os abrigos para onde estão sendo levados os desalojados e desabrigados para avaliar as condições sanitárias desses espaços.

Publicidade

Medidas

A previsão é de que na sexta-feira seja instalado um hospital de campanha em Nova Friburgo, que também foi atingida pelos deslizamentos de terra. Atendendo a um pedido do governo do Estado, a Petrobras enviará nesta quinta-feira helicópteros que serão utilizados em operações de busca nas áreas rurais e de difícil acesso na cidade. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) mandará caminhões-pipa aos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo para o auxílio imediato no abastecimento de água à população.

Veja também
  • Chuva na região serrana já é a maior tragédia climática da história do país
  • Chuva na Serra prejudica distribuição de alimentos e preços sobem no Rio
  • "Diário Oficial" publica MP que libera R$ 780 milhões para atingidos pelas chuvas
  • Multidão se reúne para identificar corpos de familiares em Teresópolis
  • Equipe que atuou no Bumba e no Haiti reforça buscas na Região Serrana
  • Ginásio de escola em Friburgo é usado como necrotério