• Carregando...

Seis hospitais fecham por ano no Paraná

Leia matéria completa.

O Hospital Piraquara fechou no município de mesmo nome da Região Metropolitana de Curitiba. Com dificuldades financeiras e atrasos nos pagamentos de funcionários, o estabelecimento fechou as portas na quinta-feira (18). Convênios que a prefeitura do município tinha com a instituição já haviam sido desfeitos e serviços do governo do estado foram realocados.

Segundo a Prefeitura de Piraquara, o hospital prestava serviços de atendimento 24 horas para o município, que ainda aguarda a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas para 2015. Com a precariedade dos serviços, segundo a prefeitura, no início de dezembro, esses serviços foram retirados do hospital e um posto de saúde foi adaptado para receber atendimentos desse porte.

Funcionários do hospital chegaram a realizar uma manifestação na quarta-feira (17) em frente à prefeitura cobrando uma dívida do poder público municipal com a instituição, para que, dessa forma, pudessem ser pagos os salários atrasados há dois meses. Segundo a prefeitura, a dívida, de R$ 160 mil, ocorreu porque a instituição estava com dificuldades para apresentar certidões negativas, o que impossibilitaria o repasse do dinheiro. Até a quinta-feira, segundo a prefeitura, a dívida já havia sido sanada.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), o estado tinha um convênio com o hospital que recebia pacientes regularmente, sendo remunerado por produção por esses atendimentos. Com o fechamento da unidade, o governo realocou os serviços em outros hospitais da Região Metropolitana de Curitiba.

A diretoria do hospital foi procurada, mas os funcionários disseram que os responsáveis só iriam se pronunciar na segunda-feira. Sobre o fechamento do hospital, funcionários comentaram que houve pagamento do salário devido pelo hospital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]