• Carregando...

Cascavel – Após um fim de semana tumultuado, a 10.ª Regional de Saúde do estado espera colocar em operação dentro de duas semanas 16 novos leitos no Hospital Universitário (HU), que concentra a maioria dos atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito e violência em Cascavel, no Oeste do estado. Sexta-feira, cinco feridos graves em uma colisão na BR-277, em Guaraniaçu, foram conduzidos para Cascavel. Mas os socorristas da Rodovia das Cataratas tiveram dificuldades para encaminhá-los aos hospitais locais. Os pacientes foram atendidos dentro das ambulâncias até que a abertura de vagas na rede pública. Ao todo o SUS oferta 350 vagas na cidade, enquanto que a necessidade da cidade é de 487 leitos.

"É uma situação crítica vivida pelos pacientes do SUS. Hoje o sistema requer mais vagas para atender a demanda", diz o chefe da 10.ª Regional, Marcos Tomazzetto. Ele reconhece que, com o sistema funcionando no limite, a rede pública tem cada vez mais dificuldades para atender os casos de urgência.

O processo de contratação dos 54 funcionários chegou ontem à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, onde segue o trâmite burocrático para a contratação dos servidores e a liberação de recursos para a ampliação do atendimento do HU. "Estamos nos esforçando para que essas vagas sejam ofertadas rapidamente", afirma o diretor- administrativo do HU, Alberto Pompeu. A oferta de leitos hospitalares na unidade caiu com o remanejamento de 17 leitos para a ala psiquiátrica infantil em funcionamento desde o mês passado.

De acordo com Pompeu, a maior parte dos leitos é ociosa por falta de encaminhamento de meninos e meninas com problemas de drogradição e mentais, enquanto que o pronto-socorro vive lotado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]