• Carregando...

O governo do estado confirmou a vinda do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao Paraná. Ele vai acompanhar a missão empresarial de seu país na próxima quinta-feira. Será o único compromisso do presidente venezuelano no Brasil.

Perto de 40 empresários venezuelanos chegam a Curitiba na quarta-feira, dia 19, em missão comercial para negociar perto de 30 planos de trabalho envolvendo US$ 200 milhões. São principalmente dos setores moveleiro, de máquinas e equipamentos agrícolas, plástico, têxtil, habitação popular, construção civil, alimentos e petroquímico. Eles vão realizar rodada de negócios com cem empresários paranaenses.

A vinda de Chávez é uma retribuição à visita do governador Roberto Requião à Venezuela, em outubro do ano passado, quando também chefiou uma missão empresarial do estado àquele país. O presidente venezuelano chega no dia 20 a Curitiba, vindo da capital paraguaia, Assunção, onde participa de uma reunião para discutir a questão energética no Mercosul.

Chávez será recebido pelo governador às 8h15min e, depois de uma conversa particular com Requião, vai participar da rodada de negócios. Às 11h45 concede entrevista à imprensa e, depois do almoço, segue para Paranaguá para conhecer o trabalho e a estrutura do porto.

O responsável pela coordenação da missão da Venezuela ao Paraná, o secretário Jacir Bergmann II, diz que a missão vai servir também para o setor público. "No setor governamental, acordos e cooperações técnicas vão estreitar e elevar as relações entre o Paraná e o país", diz Bergmann. As cooperações entre governos devem ser feitas para os setores de saneamento, meio ambiente, agricultura, infra-estrutura, comércio exterior, educação. A Sanepar, por exemplo, deve fechar um acordo de consultoria na elaboração de um projeto para a implantação de uma estação de tratamento de água na Venezuela.

Retorno

De acordo com o coordenador paranaense de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, Chávez não tem outros compromissos no Brasil e deve voltar ainda dia 20 para a Venezuela, ou dormir no Paraná e retornar ao seu país no dia seguinte.

Negócios

US$ 200 milhões é o volume de acordos comerciais fechados pela missão empresarial da Venezuela no Paraná, segundo estimativa do governo do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]