• Carregando...

A partir de denúncia encaminhada por ambientalistas, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) constataram ontem a contaminação do lençol freático numa região do Parque Industrial de Arapongas. A vistoria e a coleta de amostras de água foi feita à tarde, na chácara Kaweslei Jardinagens, junto à BR-369, onde existe um poço utilizado na irrigação de mudas frutíferas e ornamentais.

De acordo com avaliação preliminar do geólogo Élinton Bembem, da área de fiscalização e licenciamento ambiental do IAP, a água do lençol freático está em condições impróprias para consumo ou qualquer outro tipo de uso. "A poluição é visível, a partir da existência de grande quantidade de um produto oleoso na água", assinala Bembem.

O promotor de defesa do meio ambiente, Luiz Marcelo Bernardes Silva, que acompanhou a vistoria, reforçou a avaliação. "Vamos aguardar o resultado da análise das amostras, mas há indícios de uma gravíssima agressão ao meio ambiente e precisamos investigar a origem disso", comentou, acrescentando que devem ser adotadas providências nas esferas civil e criminal.

O arrendatário da chácara, Benedito Santos Pereira, revelou que vem observando a contaminação da água há cerca de três anos. "Já conversei com vizinhos sobre o problema e até com o dono e o gerente de um posto de combustíveis, mas eles dizem que não há vazamentos lá", contou Pereira.

Depois de observar a região paralela à rodovia, Bembem disse que o IAP irá providenciar um rastreamento minucioso em todas as empresas próximas. "O alvo serão empresas que lidam com comércio de combustíveis, lavagem de veículos e retífica de motores."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]