O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) multou em R$ 10 mil e embargou, pela segunda vez, em menos de um mês, a empresa Pavimar Construtora de Obras Ltda., em Umuarama, na Região Noroeste do estado. Sem licença de operação e instalação, a Pavimar tem até segunda-feira para providenciar o projeto e só poderá voltar a funcionar se instalar equipamentos capazes de reduzir a poluição do ar no parque industrial da cidade. Contratada pelo governo do estado, a empresa trabalha na recuperação de 100 quilômetros de asfalto na região.

CARREGANDO :)

Por causa da emissão de gases, moradores das imediações da fábrica pediram providências ao IAP, alegando que estavam enfrentando problemas de saúde. Até um abaixo-assinado foi elaborado pela comunidade.

Segundo o chefe regional do IAP, Valdir Balan, a Pavimar foi embargada no dia 24 do mês passado, mas mesmo assim continuou a operar. O problema é que a empresa obteve licença prévia para iniciar as atividades em março passado, porém teria deixado de providenciar na seqüência as licenças de instalação e operação. Além disso, a Pavimar não teria informado ao órgão ambiental que estaria produzindo asfalto a partir de pneus.

Publicidade

O diretor de controle de recursos ambientais do IAP, Harry Luiz Ávila Teles, disse que a empresa demonstrou interesse em elaborar um projeto de readequação para retomar as atividades. Procurada pela reportagem, a direção da empresa preferiu não se pronunciar a respeito das punições.