• Carregando...

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) autuou e multou em R$ 10 mil, na quinta-feira (14), a empresa Tecmix Indústria de Tintas Ltda., localizada em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. O órgão considerou que a fabricante de tintas desrespeitou os critérios para emissão de poluentes na atmosfera. Uma britadeira da empresa foi embargada.

O fiscal do IAP que promoveu a vistoria, Paulo Kurzlop, explicou à Agência Estadual de Notícias que, para a fabricação da tinta, a indústria utiliza um pó fino em processo idêntico ao de indústrias produtoras de cal e calcário, por isso as medidas de prevenção deveriam ser as mesmas. Os critérios para emissão de poluentes atmosféricos no Paraná são definidos pela Resolução Estadual 054/06, que visa garantir a qualidade do ar e a saúde da população.

Além da autuação, o IAP fez uma série de exigências para minimizar os danos ao meio ambiente. Entre as medidas que deverão ser adotadas estão a pavimentação de vias internas ou a implantação de sistema para molhar a via e diminuir o pó; implantação de um sistema de exaustão, com captação do pó gerado no processo de moagem; e implantação de sistema de controle de emissão de pó em outras fontes de emissão, como transportadoras, britadores e hidratadores. Segundo o instituto, caso a Tecmix não cumpra as medidas exigidas até uma nova fiscalização, a empresa pode ter as atividades impedidas.

Um supervisor da empresa, que não quis se identificar, disse que os diretores da Tecmix estudam as exigências e que vão tomar as medidas necessárias para cumprir a determinação. A indústria continua funcionando normalmente, deixando de utilizar apenas o equipamento embargado, conforme permite a autuação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]