• Carregando...

Problema

Mandirituba segue interditada

Duas das áreas citadas por Vitor Hugo Burko – uma indicada pelo Sipar e outra de propriedade da Cavo – estão localizadas em Mandirituba, na região metropolitana. Desde o fim do ano passado, a cidade tem legislação municipal para impedir o recebimento de resíduos de outras localidades. O imbróglio emperra a definição da área onde será implantada o Sipar – o Consórcio aguarda desde fevereiro a possibilidade de revisão da lei, pois o terreno oferece menor risco ambiental, segundo o IAP.

Na última semana, a Câmara Municipal de Mandirituba tentou colocar a revogação da lei em pauta. Dos nove vereadores, cinco votariam a favor da revisão. Contudo, uma forte manifestação popular na porta da casa impediu o ato. Também existe pressão política pela revogação – Mandirituba aumentaria seu orçamento por receber a indústria do lixo. As outras duas áreas estão em Fazenda Rio Grande e na Caximba, em Curitiba.

Uma das áreas apontadas por Burko para a construção da vala monitorada foi alvo de disputa judicial – e ainda segue impedida. De propriedade da Cavo, o terreno tem floresta primária de araucária e 32 nascentes de rio. No início da década, em uma das tentativas da administração municipal em encerrar a Caximba, ambientalistas e população conseguiram evitar a implantação de um novo aterro no local.

Uma vala monitorada pode "solucionar" por cerca de seis me­­ses a questão do lixo em Curitiba e região. O presidente do Instituto Ambiental do Pa­raná (IAP), Vitor Hugo Burko, sugeriu ao prefeito Beto Richa (PSDB), em encontro realizado nesta semana, a construção do "buraco" em uma das áreas cotadas para a implantação do Sis­tema Integrado de Pro­ces­samento e Aproveitamento de Resíduos (Sipar) ou até mesmo em terrenos privados licenciados pelo IAP. Os 180 dias dariam novo fôlego à administração municipal na tentativa de definir o vencedor da licitação do lixo e o local onde será instalado o Sipar.

A abertura da vala não é considerada a solução mais apropriada pelo próprio Burko. O presidente, entretanto, vê vantagens em tirar o lixo da Caximba de uma vez por todas, mostrando-se contrário à intenção da prefeitura em estender a vida útil do Aterro da Caximba por doze meses. Apresentada em julho, a proposta de "reconformação geométrica" – reestruturação dos maciços do aterro sem aumentar a capacidade – foi negada pelo IAP por falta de informações. A prefeitura já entregou novo estudo, e os técnicos do instituto prometem resposta nas próximas semanas. Para Burko, ampliar o uso do aterro é um em erro.

"O atual aterro não apresenta impermeabilização nem controle de vetores (como urubus e insetos). Com a vala monitorada, teríamos como fazer o controle ambiental conforme a legislação atual e não de acordo com as leis de 20 anos atrás", explica o presidente do IAP. No próprio licenciamento emitido pelo instituto, haverá exigência essencial para diminuir os danos ao meio ambiente: o tratamento do chorume. Caso o prefeito declare situação de emergência, a nova alternativa não necessitará de licitação.

Apesar do benefício de não enfrentar as dificuldades de uma concorrência pública, a prefeitura não se interessa pelo plano de Burko. A administração aguarda o aval do IAP para a "reconformação geométrica" da Caximba. O secretário municipal do Meio Ambiente, José Antônio Andre­­guetto, e a coordenadora de resíduos sólidos da secretaria, Marilza Oliveira Dias, consideram o processo fundamental para o plano de encerramento do aterro. "Como as células são formadas por lixo, é necessário preencher os espaços vazios com algum tipo de material. Nós escolhemos o lixo, porque a liga com o resto da pirâmide é melhor e pela necessidade que tempos", explica Marilza.

Presidente da Associação de Defesa do Meio Ambiente de Arau­­cária (Amar), Lídia Lucaski considera a proposta de Burko inaceitável. "A gestão política sempre esteve aquém da necessidade de destinação dos resíduos. Se a questão fosse olhada com a devida importância, não estaríamos nessa situação. Fazer uma vala para abrigar lixo é o maior absurdo que se pode ouvir de uma autoridade", diz. O professor do programa de mestrado profissional em Gestão Ambiental da Universidade Posi­­tivo, Paulo Janissek, discorda do projeto por não ser solução definitiva. "O assunto é sério demais para que se resolva provisoriamente ", afirma.

Meio ambiente e lixo, invariavelmente, geram opiniões extremadas. Na opinião do professor Paulo Janissek, esse tipo de comportamento atrapalha o bom andamento da licitação e até mesmo conversas benéficas sobre o tema. "É importante procurar a solução perfeita. Porém não se pode deixar de aceitar resoluções intermediárias, lembrando dos riscos existentes. Às vezes, como se foca em algo perfeito, não se sai do lugar", avalia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]