• Carregando...

Campo Mourão – Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) recolheram ontem cerca de 70 quilos do veneno BHC que foram deixados dentro um saco plástico em uma propriedade rural no município de Janiópolis, Região Centro-Oeste do estado. Anteontem, outros 350 quilos do produto foram encontrados em Ubiratã, próximo à cidade.

O inseticida agrícola é considerado altamente tóxico e está proibido no Brasil desde a década de 70, quando era utilizado em lavouras.

Em Janiópolis, o veneno foi encontrado próximo a uma mina de água na propriedade do agricultor Cláudio Debortoli Alves. Além de recolher o material em sacos plásticos (pela ameaça de ser transportado pela chuva para a mina de água), foi registrado um boletim de ocorrência na delegacia da cidade e comunicado o fato ao IAP. "Caso esse produto chegasse até a mina, muitos poderiam ser contaminados", diz Alves, que não sabe quem abandonou o inseticida no local.

Os fiscais recolheram o produto e devem enviá-lo a São Paulo, onde será incinerado. Segundo o chefe do IAP na região, Ricardo Carvalho Santos, uma investigação conjunta com a polícia deve identificar os donos do veneno. "A multa para o proprietário do inseticida será pesada", adianta.

O BHC localizado em Ubiratã estava abandonado às margens da rodovia BR 369. Ele estava embalado em 15 sacos plásticos, a 300 metros da nascente do Rio Água Grande, que abastece o município. Após ser recolhido, o produto químico foi armazenado temporariamente em um barracão no município de Engenheiro Beltrão e também deve ser encaminhado a São Paulo para incineração. "Deve ser de agricultores da região que não sabem o que fazer com o produto", argumenta Santos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]