• Carregando...

Identifique os recenseadores

Em todo o Brasil, 68 mil recenseadores farão a coleta dos dados dos Censos 2007. Eles poderão ser identificados de forma fácil e segura:

• Todos portarão um colete e um crachá específico, com foto.

• Caso o informante deseje, o recenseador também deverá apresentar um documento de identidade próprio, com foto, para confirmação.

• Também é possível checar a autenticidade do crachá por meio do telefone 0800-7218181, para o qual se pode ligar gratuitamente de todo o Brasil, ou via internet, no site do IBGE.

O IBGE pôs nesta segunda-feira 70 mil pessoas na rua para começar a elaborar os censos 2007 com uma grande novidade. A informatização da coleta de dados permitirá algumas inovações - como o cálculo dos casais gays que moram juntos - e abrirá novas maneiras de se realizar essas pesquisas, que poderão ser anuais. Segundo o presidente do instituto, Eduardo Nunes, o IBGE está estudando uma espécie de censo contínuo, conforme é feito atualmente com as pesquisas econômicas. O último censo econômico aconteceu em 1985.

- Ainda não podemos dizer que será o último censo. Ainda estudando formas de ficarmos menos dependentes de levantamentos tão vultosos como censos. Já fizemos isso com as informações econômicas e, falta agora, as estatísticas agropecuárias e populacionais - afirmou Eduardo Nunes.

O IBGE deu início - de forma simultânea e integrada - a duas pesquisas: o Censo Agropecuário, o maior levantamento sobre cerca de 5,7 milhões de estabelecimentos do gênero, e a Contagem da População 2007, que visitará 28 milhões de domicílios, em 5.414 municípios com até 170 mil habitantes e em outros 21 especiais.

O Sistema de Contas Nacionais do IBGE, que mede as variações do tamanho da economia brasileira, só vai absorver em seus cálculos os novos dados captados pelo Censo Agropecuário deste ano numa próxima revisão, ainda sem data marcada para acontecer. As Contas Nacionais sofreram recentemente uma ampla revisão que fez o Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos num ano) ter um aumento de 10%.Pesquisa divulgará pela primeira vez número de casais gays

Casais homossexuais

Pela primeira vez, o IBGE poderá calcular o número de casais homossexuais que dividem o mesmo teto.

- Antes, com o questionário de papel, ficava a dúvida se a resposta estava certa ou se teve erro do recenseador. Para apurar melhor essa informação, acrescentamos essa categoria (companheiro do mesmo sexo). Vamos ter condições de explicitar essa situação com mais clareza - explica Marco Antonio Alexandre, coordenador técnico do censo demográfico do IBGE.

O especialista lembra, no entanto, que o levantamento é proveniente de uma auto-declaração e abrangerá apenas os municípios com menos de 170 mil habitantes.

- É uma limitação, pois estamos abrangendo pouco mais da metade da população do país. Mas estamos dando um passo a frente para 2010 - afirma Marco Antonio Alexandre.

Outra novidade é que o instituto pretende identificar os chamados "roomates" - aqueles que habitam o mesmo domicílio, sem qualquer grau de parentesco e dividem as despesas do lar.

- Antes, essas pessoas apareciam como pensionistas. Não tínhamos uma variável específica para isso. Agora temos: 'grupo convivente' - esclarece o técnico.Com informatização da coleta, divulgação será recorde

Divulgação recorde

O computador de mão usado na coleta dos dados é equipado com GPS e contém, além dos questionários, análises críticas que limitam os erros de preenchimento.

- Ao detectar informações conflitantes, o sistema interrompe a pesquisa na hora. Conseqüentemente, os erros de mera digitação poderão ser eliminados - explica o presidente do IBGE.

Como os dados serão transmitidos dos locais de coleta diretamente para os servidores do IBGE, o prazo de divulgação será recorde: apenas um mês após o fim do trabalho de campo, que vai durar cerca de três meses.

Os primeiros resultados da contagem serão anunciados no fim de agosto e os do censo, em outubro.Computador de mão facilitará identificação dos recenseadores

O presidente do IBGE ressalta ainda que o uso do computador de mão facilitará a identificação dos técnicos do instituto na hora de abrir a porta de casa.

- Todo recenseador deverá portar obrigatoriamente o computador de mãos. Será um diferencial. O tecnico deverá se apresentar ainda com colete azul, que traz a marca do IBGE e sua identificação na frente. Além disso, no colete haverá um telefone, para o qual o morador poderá ligar e tirar dúvidas - explica Nunes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]