• Carregando...
UFPR tem 40 das 73 vagas para curso on-line de francês | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
UFPR tem 40 das 73 vagas para curso on-line de francês| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Análise

Especialista prevê amplo alcance para o programa

A coordenadora do curso de Letras no Centro Universitário Uninter, Thereza de Souza Lima, vê o programa Idioma sem Fronteiras como democratização do ensino de línguas, por possibilitar cursos a distância e presenciais. "Existe a possibilidade de o programa ter um alcance muito grande pelo aspecto virtual. O aluno que tiver organização e disciplina tem mais chances de aprender", diz.

Outro benefício previsto pela professora está na extensão do programa a docentes, que poderão aperfeiçoar o inglês. Quanto ao ensino do português a estrangeiros, a vantagem está no destaque que o Brasil tem conquistado no cenário internacional. "Nossas instituições de ensino têm recebido muitos alunos do exterior, além de executivos", diz.

O programa Idiomas sem Fronteiras, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira para incentivar a capacitação e proficiência em línguas estrangeiras, já tem o primeiro edital aberto. O programa é vinculado ao Ciência Sem Fronteiras e vai conceder bolsas de estudos de inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim e alemão para estudantes, técnicos e docentes de instituições públicas e privadas do ensino superior, professores de ensino básico, além de ensino de língua portuguesa para estrangeiros.

Cada público terá editais específicos de participação. As ações envolvem aplicação de testes de proficiência e nivelamento, cursos on-line e presenciais. O programa Inglês sem Fronteiras, instituído em 2012, que oferece atividades interativas para estudo da língua inglesa, agora passa a fazer parte do Idiomas sem Fronteiras.

Ontem, o MEC publicou o primeiro edital do novo programa, para o curso on-line Français sans Frontières, uma parceria entre a Aliança Francesa, a Embaixada da França e o governo federal. Serão ofertadas 1.500 senhas de acesso ao curso, distribuídas entre alunos de universidades federais, estaduais e institutos federais ligados ao Idiomas sem Fronteiras.

O curso é composto por dois níveis, A1 e A2, divididos em 24 módulos. Ao concluir o nível A2, o estudante pode participar de cursos presenciais. As inscrições abrem na próxima sexta-feira , 21 de novembro, ao meio-dia, e encerram no dia 8 de dezembro, também ao meio-dia, no horário de Brasília, exclusivamente pela internet. Os candidatos aprovados recebem a senha de acesso ao curso no dia 23 de fevereiro de 2015. O edital está no site http://isf.mec.gov.br/frances.

Estudantes que fizeram o Enem e são de cursos abrangidos pelo programa Ciência Sem Fronteiras têm prioridade na seleção para língua francesa. Podem se inscrever alunos de graduação, mestrado e doutorado com matrículas ativas nas instituições de ensino credenciadas ao programa, que tenham concluído até 90% dos créditos do curso. A classificação prioriza candidatos que sejam alunos de graduação em cursos elegíveis ao Programa Ciência Sem Fronteiras, que tenham feito o Enem a partir de 2010 com nota igual ou superior a 600 pontos, incluindo a redação, com maior índice de desempenho acadêmico, e bolsistas e ex-bolsistas do Programa Jovens Talentos para a Ciência em qualquer curso de graduação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]