• Carregando...
Maria Thereza: exemplo dos idosos independentes identificados pelo estudo do Ipea | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Maria Thereza: exemplo dos idosos independentes identificados pelo estudo do Ipea| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que a população brasileira está cada vez mais envelhecida. A diferença em relação a décadas passadas, contudo, é que os idosos brasileiros estão menos pobres e mais independentes e ativos, segundo o estudo.

Exemplo

A bibliotecária Maria Thereza Brito de Lacerda é um exemplo do perfil apontado pela pesquisa. Com 81 anos de idade, Maria Thereza está em plena atividade. É voluntária, escritora e ainda desenvolve projetos de pesquisas históricas. Dos seis livros que escreveu e publicou, três foram feitos depois dos 60 anos de idade. "Fiquei mais produtiva dos 60 anos em diante", admite. Ela ainda tem tempo para receber as amigas em casa, participar de congressos e fazer exercícios físicos.

Financeiramente independente, Maria Thereza vive bem com a aposentadoria e com a renda de trabalhos eventuais. "Vivo com dignidade. É o suficiente", afirma. De acordo com a bibliotecária, a receita para chegar bem à terceira idade é trabalhar o físico e o mental."Todas essas atividades me mantêm ativa e consigo viver melhor", diz. "O ideal é morrer em pé, no meio de uma frase, em plena atividade."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]