• Carregando...

O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) é a décima primeira instituição a somar-se ao Fórum Futuro 10 Paraná, série de encontros promovidos pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) para debater e planejar o Paraná da próxima década. "Nossa proposta é a mesma do fórum", afirmou o engenheiro civil Luiz Cláudio Mehl, presidente do IEP, ao definir o envolvimento da entidade. "Queremos estender a participação de toda a sociedade no debate sobre o futuro do estado."

Fundado em 1926, o IEP é uma das mais tradicionais associações de classe do Paraná. Seu primeiro presidente foi o então prefeito de Curitiba, João Moreira Garcês. Hoje, tem cerca de quatro mil associados. Com a proposta de ser um fórum de debates para temas como urbanismo, uso do solo, industrialização, habitação, transporte, saneamento e meio ambiente, o instituto é freqüentemente chamado por órgãos públicos para atuar como conselheiro e consultor em projetos de infra-estrutura.

Há três anos, criou uma incubadora tecnológica, que dá suporte a oito projetos, entre eles desenvolvimento de softwares para a área de engenharia elétrica, automação de processos produtivos e robótica. O instituto também promove cursos de especialização, em áreas como segurança do trabalho, engenharia ambiental, telecomunicações e geoprocessamento.

Para Mehl, a iniciativa da RPC permite criar um projeto coletivo para o futuro do Paraná. "Até agora, todo mundo fala de forma isolada", diz ele. "O fórum possibilita reunir todas as idéias em uma proposta comum."

Depois de passar por Ponta Grossa, no último dia 7, o Fórum Futuro 10 Paraná chegará a Londrina, no próximo dia 27. Também estão agendados encontros em Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Umuarama, Guarapuava e Curitiba. O fórum tem apoio da Faciap, da Faep, da Fecomercio, da Fiep, do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD), do Sebrae-PR, da Ocepar, da Associação Comercial do Paraná, da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná e do IEP. Também apóiam o evento a Caixa Econômica Federal, a TIM e o Positivo Informática.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]