• Carregando...
A Igreja do Pilar recebe cerca de 3 mil visitantes por mês | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
A Igreja do Pilar recebe cerca de 3 mil visitantes por mês| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

A tradicional Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Antonina, Litoral do Paraná, vai ganhar mais notoriedade: durante a festa deste ano em homenagem à santa, ela passará à categoria de santuário. A celebração que vai consagrar a nova titulação oficial será realizada pelo bispo da diocese de Paranaguá, dom João Alves Santos, no próximo dia 15.

De acordo com o pároco, o pedido foi acolhido no ano passado e o título dará ainda mais visibilidade ao local. "Não seremos mais uma igreja como outras tantas, mas um santuário diocesano. Um santuário é reconhecido pelos milagres e pelas graças alcançadas por seus frequentadores e também é bastante procurado pelos romeiros para visitas", afirma. "Por mês, recebemos cerca de 3 mil pessoas de diversas regiões do país e do exterior e, como santuário, com certeza o número de visitantes vai triplicar."

História e turismo

A igreja tem uma importância histórica para a cidade. O povoado que deu origem ao município de Antonina se formou ao redor da paróquia, construída em 1715. A cidade era, inclusive, chamada de capela e, seus moradores, de capelistas. O pároco da igreja, padre Marcos José de Albuquerque, está contente com a mudança. "A nossa igreja é muito visitada e há dois anos havíamos pedido para que ela se tornasse um santuário", conta.

Segundo ele, a festa de Nossa Senhora do Pilar é um dos eventos mais esperados pelos moradores da cidade. "A população dobra, muitas pessoas deixam para tirar férias em agosto para poder participar de toda a programação."

Para a dona de casa Rosilda Rodrigues Medeiros, devota de Nossa Senhora do Pilar, a nova titulação deve movimentar ainda mais o turismo religioso na cidade. "Quanto à questão espiritual, a fé vai ser elevada cada vez mais com a divulgação dos testemunhos sobre as realizações da santa."

Ela já fez várias novenas e conta que alcançou muitas graças. "Quando meu filho era criança tinha uma doença de pele e chegou a ser desenganado pelos médicos. Fiz a novena e tenho certeza de que o que o curou foi a fé. Quando contei ao médico que meu filho tinha sarado, ele ficou espantado. No ano passado, após mais uma novena, meu outro filho conseguiu um emprego melhor", diz.

Serviço

A festa de Nossa Senhora do Pilar será realizada de 6 a 16 de agosto, com procissão motorizada, marítima e terrestre, e sorteio de prêmios. Mais informações: (41) 3432-1359 ou matrizpilar@yahoo.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]