i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Incêndios de igrejas no Chile

Por que as igrejas cristãs são alvos de ataques da extrema-esquerda?

  • Por Leonardo Desideri
  • 20/10/2020 20:15
chile ataques
Igreja da Assunção é incendiada em Santiago, no Chile.| Foto: Claudio Reyes/AFP

Extremistas de esquerda incendiaram duas igrejas católicas em Santiago, no Chile, no último domingo (18), em meio a um ato organizado para celebrar o primeiro aniversário dos protestos do ano passado contra a desigualdade no país. Os radicais não indicaram por que as igrejas foram o alvo de seu vandalismo. Segundo a mídia local, cinco pessoas foram detidas e 18 policiais ficaram feridos.

Ataques violentos a igrejas também ocorreram em julho deste ano, nos Estados Unidos, durante manifestações do movimento Black Lives Matter que se seguiram ao assassinato de George Floyd. Assim como no caso do Chile, os extremistas americanos quebraram estátuas religiosas e incendiaram templos.

Ambos os ataques trouxeram novamente à tona a tese de que a real motivação da extrema-esquerda não é uma questão social específica, mas o desejo de uma mudança ampla e radical nas estruturas da sociedade, que passe uma borracha no passado cristão de seus países. Há uma carga simbólica em atos contra igrejas tanto pela ideia de ruptura com a tradição quanto pela conexão ideológica com o caráter anticristão de movimentos esquerdistas do passado.

Historicamente, revolucionários de esquerda promoveram perseguições sanguinárias ao Cristianismo, a começar pelos atos de terrorismo da Revolução Francesa, como os massacres de setembro de 1792. Na Guerra Civil espanhola, membros de movimentos socialistas destruíram igrejas e obras religiosas e assassinaram milhares de sacerdotes – 1.253 já foram beatificados pelo Vaticano. O Estado ateu da União Soviética promoveu campanhas contra o Cristianismo, demolindo igrejas e executando mais de mil sacerdotes logo em seus primeiros cinco anos de existência. Na China comunista, até hoje, a perseguição a cristãos é um grave problema social.

No Chile, ódio à ditadura de Pinochet também motivou ataques da extrema-esquerda

Para o historiador Julio Cesar Chaves, doutor em Ciências da Religiões pela Université Laval e professor da UPIS - Faculdades Integradas, há elementos políticos e sociais que podem ter sido mais determinantes para os ataques do que o próprio ódio à religião.

Um dos templos atacados têm uma relação simbólica com a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). Os ataques ocorreram a uma semana da realização de um plebiscito para mudar a Constituição herdada dessa ditadura.

“A igreja de São Francisco de Borja é a capelania militar. Ao atacar essa igreja, eles estão atacando a figura dos carabineros, que são uma espécie de Polícia Militar do Chile. É significativo por ser um ataque contra as forças militares do país. É um símbolo que é católico, mas que ao mesmo tempo está ligado aos carabineros”, afirma.

Já o outro alvo dos extremistas – a Igreja da Assunção – fica próximo à Praça Baquedano, onde costuma haver grande concentração de protestos. Nesse caso, Chaves vê uma estratégia para chamar a atenção. “Não descarto a questão do ódio à religião, que é típico da esquerda, mas, nesse caso, acho que ‘uniram o útil ao agradável’, digamos assim. São alvos que chamam a atenção e são simbólicos.”

O especialista também recorda que os escândalos de abusos sexuais contra crianças no Chile, revelados a partir de 2010, aumentaram a hostilidade contra a igreja no país. “Foram casos muito graves. Envolveram uma pessoa muito influente e muito conhecida, que era o padre Fernando Karadima.”

Casos de ataques violentos a igrejas estão aumentando no mundo, diz ONG cristã

A ONG cristã Portas Abertas, que divulga estatísticas sobre a perseguição a cristãos no mundo, publica um levantamento anual de ataques violentos a igrejas. Segundo a entidade, nos últimos tempos, houve um aumento expressivo no número de ataques a igrejas e prédios cristãos – o que envolve não só templos, mas escolas, hospitais, cemitérios, lojas, entre outros.

Na Lista Mundial da Perseguição 2019, foram registrados 1.847 atos violentos desse tipo. Na lista de 2020, que leva em conta o período de novembro de 2018 a outubro de 2019, o número subiu para 9.488.

O principal fator de crescimento foi a ação do regime comunista da China contra os cristãos em seu país. O número registrado de igrejas cristãs violadas em território chinês no período do relatório de 2020 foi de 5.576.

Na África, também houve um aumento expressivo nesses ataques. Só em Angola, foram registrados dois mil atos violentos contra igrejas e prédios cristãos.

No Brasil, ataque a igreja poderia ser enquadrado em quatro tipos penais, inclusive terrorismo

Uma pessoa que realizasse um ataque a igrejas semelhante aos que ocorreram no Chile poderia ser enquadrada, no Brasil, em quatro tipos penais, segundo o jurista Jean Regina, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião.

Um deles é o crime de incêndio qualificado, previsto pelo artigo 250 do Código Penal, com pena de três a seis anos de prisão.

Outro é o crime contra o sentimento religioso, que pode levar a detenção de um mês a um ano. Regina afirma que as pessoas que picharam “muerte al Nazareno” (morte ao Nazareno), por exemplo, poderiam ser enquadradas nesse tipo penal.

Um terceiro crime está previsto na lei 7.716 de 1989, a chamada lei antirracismo, que engloba a discriminação ou o preconceito contra religiões.

Além desses três, Regina aponta que a Lei 13.260 de 2016, que trata do terrorismo, também poderia servir para incriminar quem fizesse um ato do tipo no Brasil. A definição de terrorismo prevista nessa lei engloba atos violentos de preconceito contra religião. Segundo o jurista, não é necessário que o indivíduo que pratica o ato terrorista faça parte de um grupo. Indivíduos agindo de forma solitária, sem pertencer a um movimento organizado, também podem ser enquadrados como terroristas.

Como foram os incêndios de igrejas no Chile

No domingo (18), o primeiro santuário a ser incendiado no Chile foi a igreja de São Francisco de Borja, usada regularmente pela polícia dos carabineros para cerimônias institucionais. Horas depois, os extremistas atacaram a igreja de Assunção, uma das mais antigas da capital, com mais de um século e meio de idade.

A Praça Itália, epicentro das manifestações de 2019, amanheceu vigiada por carabineros (a Polícia Militar chilena) e carros blindados. Grupos de manifestantes chegaram cedo, agitando bandeiras, pulando e gritando slogans a favor de uma mobilização para a realização de reformas sociais. No fim da tarde, a polícia estimou o número de manifestantes em 25 mil.

Havia grande expectativa no país para a forma como essa manifestação terminaria, já que ela havia sido marcada para uma semana antes da votação do plebiscito constitucional histórico.

A maioria da população defendia uma manifestação pacífica e sem excessos, segundo pesquisas locais, mas havia o temor de que se repetissem os eventos de 18 de outubro de 2019, quando os protestos motivados pelo aumento da passagem do metrô de Santiago também terminaram em atos violentos. Aquele dia, que começou com um movimento de estudantes secundaristas que pulavam as catracas do metrô, terminou em confrontos generalizados. Além dos vandalismos a igrejas, várias estações foram queimadas e houve ataques a edifícios, pilhagem de lojas e violentos confrontos com a polícia.

Na época, o presidente Sebastián Piñera chegou a decretar estado de exceção e pôr a segurança pública nas mãos dos militares pela primeira vez depois do fim da ditadura, mas revogou a medida pouco mais de uma semana depois.

47 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 47 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    MIchel Lima

    ± 4 dias

    Requião, que Deus nos livre, tinha uma receita pronta pra resolver esse tipo de problema: “Polícia e cacete!” Essa é a linguagem que essa turma de baderneiros entende.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Carlos

    ± 5 dias

    É no mínimo curioso não haver qualquer reação do Vaticano, aos ataques violentos e recorrentes contra as igrejas cristãs no Chile e, contra a perseguição de cristãos ao redor do mundo! Ao contrário, o atual papado compactua com o governo chinês na submissão dos bispos locais à obediência ao PC, e faz vista grossa à perseguição às comunidades católicas tradicionais e às outras religiões na China, como o islamismo (uigures), budismo (principalmente no Tibete), confucionismo, Falun Gong e outras. Cristãos protestantes são perseguidos, templos e igrejas de todas denominações são destruídos - a Bíblia e o Senhor Jesus Cristo são vilipendiados ! E aí, cadê o Papa Francisco ?!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sansão

    ± 5 dias

    Nova bandeira de bolsonaro abraçada pelo folhetim da provincia, só perde a credibilidade .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      sansão

      ± 5 dias

      Maquiavel: uma auto análise?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Maquiavel

      ± 5 dias

      Tem gente que o aparelho excretor mudou de lugar

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Somente Verdades

    ± 5 dias

    Então atacam igrejas para atingir simbolicamente os carabineiros ? Atacar um quartel não querem não ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 5 dias

    Esquerdista é a criatura mais asquerosa e desprezível e abjeta que pode existir

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 5 dias

    Como o Pinochet está fazendo falta no Chile..:

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    HEVERTON LUIZ VACCAO DA SILVA

    ± 5 dias

    Não é por ser de esquerda que a perseguição as cristãos existem majoritairamente. Trump nos USA, tem uma agenda conservadora e nem por isso deixa de ser pro-gay, por mais que o papa Francisco esteja fazendo este tabalho agora, a Igreja tem pelo menos 2000 anos de agenda anti-gay. Essas meninas não devem ser necessariamente somente de esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Somente Verdades

      ± 5 dias

      Agenda anti-gay = gay não vai pro céu. Que tipo de diferença isso faz na vida de um ateu e das pessoas que fazem zombaria de crenças religiosas ? Nunca vi nenhum cristão pregando extermínio de homossexuais, apenas não aceitam na religião deles, sem qualquer tipo de violência, isso justifica os atos de terrorismo ? Depredar, queimar e agredir ? Fazem isso por saberem se tratar de uma religião pacífica, covardes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Meirelles Palma

    ± 5 dias

    Porque representam um grau de moralidade que incomoda aqueles que querem destruir a família os costumes e as tradições...em fim a história.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 5 dias

    Existe uma explicação mais complexa de cunho ideológico e filosófico que explica a conduta agressiva da extrema-esquerda, que remete a Rousseau, Revolução Francesa, marxismo, etc. Mas, como não cabe entrar nesses detalhes aqui, vou sintetizar meu pensamento, de maneira bem popular. Vejo essas pessoas como VERDADEIROS SERVOS DAS TREVAS, que acreditam ser capazes de destruir Jesus Cristo e tudo aquilo que ele representa para seus fiéis. NÃO HÁ NINGUÉM no plano terreno ou espiritual capaz de atingir esse objetivo e superar o PODER DE CRISTO. Tanto que tem isso há mais de 2000 anos, SEM CHEGAR PERTO de conseguirem, e assim será ATÉ O FIM.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • W

      Willian Cardoso de Souza Jesus

      ± 5 dias

      Eduardo: Amém!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo

      ± 5 dias

      Maranata!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 5 dias

    Existe uma explicação mais complexa de cunho ideológico e filosófico que explica a conduta agressiva da extrema-esquerda, que remete a Rousseau, Revolução Francesa, marxismo, etc. Mas, como não cabe entrar nesses detalhes aqui, vou sintetizar meu pensamento, de maneira bem popular. Vejo essas pessoas como VERDADEIROS SERVOS DAS TREVAS, que acreditam ser capazes de destruir Jesus Cristo e tudo aquilo que ele representa para seus fiéis. NÃO HÁ NINGUÉM no plano terreno ou espiritual capaz de atingir esse objetivo e superar o PODER DE CRISTO. Tanto que tem isso há mais de 2000 anos, SEM CHEGAR PERTO de conseguirem, e assim será ATÉ O FIM.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Akollyka

    ± 5 dias

    Só o ateísmo atende a igualdade defendida pelas esquerdas. Seus deuses sempre serão os tiranos de plantão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Oliveira

    ± 5 dias

    Gazeta: "Extremistas de esquerda incendiaram duas igrejas católicas em Santiago. Realidade: "Marinha expulsa cabo suspeito de colocar fogo em igreja no Chile durante manifestação."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    8 Respostas
    • L

      LSB

      ± 5 dias

      E mais: a lavagem cerebral foi tão forte no seu caso q vc prefere desconsiderar TODAS AS BANDEIRAS, TODOS OS GRITOS DE GUERRA, toda a ideologia exposta nas manifestações, todos os ensejos de destruição dos manifestantes, todo o discurso de ódio contra o homem, contra o branco, contra o heterossexual, contra as religiões, etc. e ACREDITAR q tenha sido a “direita” q infiltrou alguém para cometer violência e culpar a esquerda!! E deduziu tudo isso porque havia um cabo no meio... sem prova alguma se o cabo estava a mando ou por conta própria (muito mais provável), já “sabe” q a “verdade” é aquela q “salva” sua ideologia...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LSB

      ± 5 dias

      Ah, sim.. se fosse uma manifestação da direita tenho CERTEZA q vc estaria conjecturando q a manifestação poderia ser da esquerda mas querendo “queimar” a direita... aliás, acho q guevara, fidel, mao, stalin e tutti quanti foram agentes direitistas (da CIA) para queimar a esquerda... larga de ser bbk e estude a desinformação soviética para entender quem eleva tal tática a modus operandi padrão. Além disso, obviamente seu argumento continua mentiroso e falacioso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Oliveira

      ± 5 dias

      A sabotagem é uma tática típica do militarismo latino americano. Relembrar é viver: Atentado do Riocentro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LSB

      ± 5 dias

      Mesmo que tenha sido o cabo, ele não pode ser esquerdista?? Vire e mexe a esquerda “se infiltra” ou “agita” militares de baixa patente (e mesmo de média patente). Enfim, o cabo estava a mando do exército ou “protestando” por conta própria e segundo sua ideologia (esquerda)?? Em suma, seu comentário é falacioso e mentiroso, pois o fato de ser cabo não oblitera o porquê dele estar destruindo igreja: sua ideologia esquerdista.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Oliveira

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Oliveira

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Oliveira

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Oliveira

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago

    ± 5 dias

    Todas as religiões merecem respeito, desde as de matriz africana, que há anos sofrem esse tipo de ataque, até as mais populares.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Somente Verdades

      ± 5 dias

      Me mostre um único caso de religião de "matriz africana" que tenha sofrido ataques nessas proporções.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO DA SILVA BENTO

    ± 5 dias

    Olha lá o balão... É o jogo político sujo, seja de direita seja de esquerda. Pobre das massas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 5 dias

    Penso que nos Estados Unidos Biden, se for eleito, será muito fraco, ou não terá interesse, para controlar movimentos radicais de esquerda. Isto abrirá uma nova onde de protestos violentos que se espalhará por todos os países que se propõe a ter a direita como opção de governo. A Argentina e a Bolívia retornaram ao socialismo. Infelizmente os governos socialistas são péssimos em desenvolver uma nação. Elas acabam sendo dominadas pelo clientelismo político. E corrupção. Vide o Brasil do PT. E realmente a esquerda não gosta da religião. Isto é fato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salo

    ± 5 dias

    Alerta aos cristãos daqui. Lembram daquela tentativa das esquerdas em criar bases entre os evangélicos há um ano atrás? Todo cuidado é necessário.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 5 dias

    Ta cheio de padreco achando comunistas coitadinhos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 5 dias

    Esse papa é esquerdista, contra a igreja ele fica quieto, mas fogo na Amazônia daí ele dá seu parecer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 5 dias

    .. e o Papa não dá um pio, para defender a Igreja. A CNBB fica muda e faz que não vê ... lamentável a posição política da Igreja Católica, que não condena regimes como o de Maduro, que assiste a degradação econômica da Argentina e de outros países comunistas sem se manifestar. Quem cala consente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marcel Ferreira

      ± 5 dias

      Na vdd colega a CNBB joga contra o conservadorismo há um bom tempo. CNBB hoje é o "x9" ou seja o olho do mal dentro da igreja católica brasileira !!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Repolhinho Bocó

    ± 5 dias

    A verdade é uma só: estão a mando do cramunhão e não sabem!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Fabricio Zandona

      ± 5 dias

      Diria que alguns sabem, mas a maioria não sabe com que está lidando.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 5 dias

    quem alguma vez já esteve no Chile, concorda com o que diz a esmagadora maioria do povo chileno: se não fosse o Pinochet, o Chile seria igual ou pior que uma Bolívia, que um Equador..... um país do quarto mundo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    exclui

    ± 5 dias

    Será que é a extrema esquerda ou a direita? Quem é que fica colocando minhoca na cabeça dos pobres?! Aquela conversa de dignidade, direitos sociais, aposentadoria, emprego, salário, etc... É só juntar o lê com o crê...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 5 dias

      Censor comunistinha??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo P.

    ± 5 dias

    Quando a esquerda perde a eleição ela tenta destruir um país. Quando ganha ela consegue.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      João Carlos

      ± 5 dias

      Cuba... Venezuela... Argentina... essa turma não aprende!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eden Lopes Feldman

      ± 5 dias

      Excelente definição.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]