• Carregando...
Imagem foi recebida em cerimônia na catedral de Curitiba, na noite de ontem | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
Imagem foi recebida em cerimônia na catedral de Curitiba, na noite de ontem| Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo

A imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, chegou ontem a Curitiba acompanhada por uma caravana de fiéis vindos de Paranaguá, e foi recebida na catedral basílica. Até o dia 9 de julho ela irá percorrer as 143 paróquias da arquidiocese e deve ser visitada por até 300 mil fiéis, estimam os organizadores do evento. O objetivo é estimular a devoção mariana entre os católicos paranaenses e animar fiéis para que participem de atividades missionárias. A imagem peregrina de Nossa Senhora é uma réplica consagrada da encontrada na baía de Paranaguá em 1648.

"Queremos cativar as pessoas que ainda não tiveram contato com a devoção a Maria, especialmente os jovens, e convidar o povo do Paraná a ser peregrino", sintetiza o padre Sérgio Campos, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. O sacerdote salienta o significado cultural da santa, declarada padroeira do estado em 1977, pelo Papa Paulo VI, oficializando o que já valia para as crescentes multidões que visitavam o santuário desde a década de 1950. "A devoção a Nossa Senhora do Rocio é um traço essencial da cultura do povo paranaense. Ela sempre esteve ligada às necessidades mais básicas desse povo: saúde, emprego, família", relaciona.

A visita da imagem ocorre em um momento oportuno. Nas próximas semanas, o Conselho Arquidiocesano de Pastoral da capital estará preparando a realização das Santas Missões Populares – iniciativas para a transformação de leigos em líderes evangelizadores em sua comunidade. "Maria é a modelo de toda ação missionária e essa peregrinação deve despertar o espírito evangelizador nos fiéis", acredita o padre Rivael de Jesus, coordenador da Ação Pastoral da Arquidiocese de Curitiba.

Esta é a terceira visita da imagem da santa padroeira do Paraná à capital, em toda a história. Até ontem, a imagem só tinha estado na capital duas vezes: durante o Congresso Mariano de 1948 e nas comemorações do Jubileu de 2000. É como se os padres redentoristas tivessem aplicado o ditado popular: se os fiéis não vêm ao santuário, o santuário vai aos fiéis. Desde 2007, a representação da padroeira já passou por 10 das 19 dioceses do Paraná, dentro de um projeto do santuário para levar a devoção aos quatro cantos do estado.

A visita da padroeira será acompanhada por uma agenda intensa de celebrações. "Haverá momentos de devoção, romarias e palestras sobre a devoção a Maria, a cargo de cada paróquia", lista o padre Luís Langer, missionário da imagem. Além de Curitiba, a peregrinação vai se estender a outras três cidades. De 15 de agosto a 12 de outubro, a imagem irá percorrer a Arquidiocese de Maringá. Outras duas imagens peregrinas serão consagradas e estarão nas dioceses de Paranavaí e Cornélio Procópio de 1.° a 31 de maio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]