• Carregando...

Um incêndio está destruindo a fazenda São Roque Gonzáles, em Guapirama, no Norte Pioneiro, desde a noite de terça-feira (16). Pelo menos 350 dos 700 hectares da propriedade já queimaram. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo seja criminoso porque foram encontrados três focos. A dona da área, Elisabeth Regina Lebinski acusa os integrantes do Movimento dos Agricultores Sem Terra (Mast), que estão acampados a poucos metros da porteira da fazenda, de terem iniciado o incêndio.

As cerca de 20 famílias de sem-terra que ainda estão acampadas perto da fazenda negaram qualquer participação no incêndio. O coordenador regional do Mast, Pedro Luiz Xavier, foi procurado pela reportagem da Gazeta do Povo, mas não foi encontrado para comentar as acusações. Os sem-terra já invadiram a propriedade rural quatro vezes em menos de 18 meses. Em 4 de maio, a Polícia Militar cumpriu uma ordem de reintegração de posse da área. A desocupação teve momentos de tensão, porque os agricultores não queriam deixar a fazenda antes de colher os mais de 200 hectares ocupados com milho e feijão. As 200 famílias do Mast ficaram acampadas nas margens da rodovia BR-153, a menos de 10 metros da porteira da fazenda.

No dia 21 de maio, um grupo de 70 pessoas invadiu a área novamente. Os agricultores não tiveram tempo de levantar acampamento no local. Eles foram retirados da área por 20 PMs e voltaram para o acampamento nas margens da rodovia. Duas armas foram encontradas em um caminhão que transportava os agricultores e duas pessoas foram presas por porte ilegal. Os presos, um motorista e um ajudante, teriam sido contratados pelo Mast.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]