• Carregando...

Um incêndio de grandes proporções queimou pelo menos 300 alqueires de uma área de mata ciliar, cana-de-açúcar e trigo em seis fazendas dos municípios de Florestópolis, Mirasselva e Prado Ferreira, no Norte do Paraná. O fogo começou perto da hora do almoço, mas os bombeiros só foram acionados no início da tarde. Não houve registro de feridos.

Pelo menos seis propriedades rurais foram atingidas, numa extensão de aproximadamente 300 alqueires, pelos cálculos do soldado Edson Vellozo, do Corpo de Bombeiros de Rolândia. "Pode ser mais, porque a área é imensa. Nunca tinha visto uma coisa dessas. Só pela televisão", relatou. De acordo com ele, a maioria das propriedades queimadas plantava cana, mas havia muito trigo e gado. Ele não soube dizer quantas, mas confirmou que algumas cabeças de gado morreram queimadas.

Vellozo contou que, em uma das propriedades rurais, o dono cortou as cercas de proteção, permitindo que mais de 300 cabeças de gado fugissem do fogo, se espalhando por outras pastagens e propriedades. As famílias também foram retiradas das residências. "Evacuamos as sedes das propriedades. As pessoas foram levadas aos municípios vizinhos e o gado se espalhou pela região", explicou o soldado.

Por volta das 18 horas, ainda havia muitos focos de incêndio, que se espalhavam com o vento. Boa parte do incêndio já havia sido controlada, mas ainda eram registrados novos focos.

Interdição da pista

Por volta das 13 horas, a PR-170 foi interditada pela fumaça que invadiu a pista. "Começaram uns focos de incêndio e o vento ajudou a pro­­pagá-los rápido. A pista ficou pelo me­­nos meia hora totalmente in­­ter­­ditada", afirmou o soldado Gio­­vane Ban­­deira, da Polícia Rodo­­viá­­ria Es­­ta­­dual (PRE) de Jaguapitã. De acordo com ele, depois das 13h30, o trânsito foi liberado em forma de comboio. Às 17h30, o trânsito já estava totalmente liberado. Mas o fogo não havia sido controlado.

Mato Grosso

Um mês depois de ter passado pelo maior incêndio registrado em Mato Grosso em 2010, Marcelândia (a 715 quilômetros de Cuiabá), tem novo incêndio, que teria começado no sábado passado. O fogo destruiu, segundo levantamento preliminar, 80% do assentamento Tupã, a 25 quilômetros do Centro da cidade. Quatro fazendas foram atingidas. O fogo destruiu plantações, provocou a morte de animais domésticos e queimou casas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]