• Carregando...
Comércio fechado dá ao Centro Histórico um aspecto de cidade fantasma | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Comércio fechado dá ao Centro Histórico um aspecto de cidade fantasma| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

O incêndio químico em um depósito de fertilizantes em São Francisco do Sul, no norte de Santa Catarina, foi controlado na manhã desta sexta-feira, após 60 horas. Na noite desta quinta-feira, moradores precisaram ser retirados às pressas da cidade. Foram esvaziados hotéis e até um hospital. Pelo menos 13 bairros foram atingidos na cidade.

O motivo, segundo a Prefeitura foram as fracas rajadas de vento, que dificultaram a saída da névoa na noite desta quinta-feira em São Francisco do Sul. Com isso, a nuvem de fumaça acabou encobrindo outras regiões da cidade. Cerca de 200 pessoas que estavam no alojamento da Escola Estadual Claurenice Vieira Caldeira foram levadas para o Instituto Federal Catarinense, na cidade de Araquari, a 30 quilômetros do município.

SC: Veja o vídeo do combate ao incêndio em São Francisco do Sul

Segundo o secretário estadual de Defesa Civil, Milton Hobus, está sendo feita uma avaliação do local e região próxima pelos órgãos ambientais para iniciar uma operação de retorno das pessoas às suas casas. O plano deve ser divulgado ainda na tarde desta sexta-feira.

O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Marcos de Oliveira, havia afirmado, nesta quinta-feira, que o uso de uma câmera térmica tornou o trabalho dos bombeiros mais eficiente. O equipamento permitia identificar com precisão os focos de calor no interior do galpão onde está depositada a carga de 10 mil toneladas de fertilizante, que desta a noite de terça-feira entrou em uma reação química, produzindo uma espessa fumaça.

Os possíveis danos à natureza estão sendo monitorados pela Polícia Ambiental. "Toda a água usada no resfriamento é drenada para uma piscina de lona", disse em nota o comandante da Polícia Ambiental na região Major Adilson. Depois isso, o material receberá uma destinação adequada.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a fumaça chegou sem força ao litoral sul de São Paulo. E, por esta razão, não representa perigo à população.

Galpão de fertilizantes em SC tem situação regular

Agência Estado

O Ministério da Agricultura determinou à superintendência de Santa Catarina que auxilie a Polícia Federal (PF) e a Defesa Civil no trabalho de apurar as causas da explosão da armazenadora de fertilizantes Global Logística no terminal marítimo de São Francisco do Sul (SC). O ministério informou em nota, nesta sexta-feira, 27, que a Global Logística está registrada como armazenadora de produtos fertilizantes e está com a situação regular junto ao órgão.

"Ou seja, a empresa foi vistoriada para aquele fim específico, de armazenar. É preciso esclarecer que fábricas que manipulam esse tipo de material passam para uma fiscalização periódica para verificar se todas as regras de produção estão sendo cumpridas", afirmou o superintendente federal de Agricultura de Santa Catarina, Luiz Gustavo Balena, no comunicado.

O superintendente informou ainda que existem cerca de 40 fábricas de fertilizantes em Santa Catarina e todas são regularmente inspecionadas, "sendo a primeira vez que ocorre um acidente dessa natureza no Estado".

O ministério disse que foram disponibilizados às autoridades cerca de 130 veículos e os 160 fiscais federais agropecuários que trabalham no Estado, além da rede de laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros) para auxiliar no apoio técnico-científico.

"Essas medidas foram tomadas porque o ministério é responsável pela fiscalização da produção e, também, comercialização de fertilizantes no Brasil. Vamos auxiliar a polícia federal e demais órgãos envolvidos no que for necessário", disse o ministro Antônio Andrade na nota.

Mudança de tática aumenta eficácia no combate a incêndio em SC

Exército, PM, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros lutam desde terça-feira (24) contra reação química que alimenta o incêndio sem chamas em depósito de fertilizantes de São Francisco do Sul (SC).

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]