• Carregando...

O Dia Mundial da Visão, que se comemora nesta quinta-feira (9), tem como tema "Desta vida você não leva nada, mas pode deixar. Doe córneas". Segundo o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o oftalmologista Hamilton Moreira, ainda é muito alto o número de pessoas que se recusam a autorizar a retirada de córneas de parentes mortos, o que aumenta a fila dos candidatos. "No Banco de Tecidos Oculares do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, 90% das famílias, quando abordadas, se recusam [a autorizar a doação]", disse Moreira, e explicou que não existem motivos para se temer a doação.

A estética do doador não é afetada, ao contrário do que muitos pensam. As pessoas têm que estar conscientes de que um gesto solidário, humanitário fará reduzir números preocupantes de um cenário incompatível com os avanços da medicina.

O Dia Mundial da Visão data foi idealizada pela Organização Mundial de Saúde, em parceria com Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) e integra um programa que envolve o Ministério da Saúde, organizações não-governamentais, organizações profissionais e grupos da sociedade civil com o objetivo de eliminar a cegueira evitável até o ano de 2020.

Dados do Ministério da Saúde revelam que de janeiro a junho de 2008 o número de transplantes aumento cerca de 20% em comparação a igual período do ano passado - 6.207 transplantes, contra 4 991.

Já é um avanço, mas é preciso ter cautela, porque enquanto em alguns estados, como São Paulo, não existe fila de espera para o transplante em outros a demanda ainda é muito grande diz o médico.

Atualmente 26 mil pessoas aguardam, em todo o País, pelo transplante de córnea.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]