• Carregando...

Foz do Iguaçu - Em maio, Foz do Iguaçu vai entrar oficialmente no mundo da Astronomia com a inauguração do Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O empreendimento, que será aberto à comunidade, quer incentivar novos astrônomos amadores na região Oeste e divulgar a Astronomia.

Primeiro da região e considerado um dos dez maiores do Brasil, o polo terá um planetário – ambiente onde se reproduz o céu estrelado de qualquer região da terra – com capacidade para 70 pessoas e um observatório astronômico. No observatório, estarão disponíveis cinco equipamentos: telescópio refletor newtoniano, telescópio solar, luneta, câmara fotográfica de alta resolução para fazer imagens de astros e um telescópio Schmidt-Cassegrain, o principal instrumento. O Schmidt-Cassegrain, com abertura de 28 centímetros e capacidade para aumentar imagens em até 500 vezes, será instalado na cúpula do observatório, com diâmetro de seis metros.

O coordenador do polo, o astrônomo amador e geógrafo Janer Vilaça, diz que, além da observação, haverá atividades culturais relacionadas à Astronomia, entre elas apresentações teatrais, musicais, exposições itinerantes e palestras. Outro espaço é uma sala de aula voltada para promover estudos de Ciências e Astronomia e capacitar professores e alunos. "Vamos criar um clube de Astronomia no polo".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]