• Carregando...

De acordo com os dados divulgados ontem, a taxa de analfabetismo no Paraná subiu 0,1 ponto porcentual entre os anos de 2007 e 2008, passando de 6,5% para 6,6%. A Pnad 2008 diz que há 529,3 mil pessoas que não sabem ler e escrever no estado.

O resultado da pesquisa é diferente da meta prevista pelo Programa Paraná Alfabetizado, do governo estadual. O objetivo era chegar a 4,6% em 2008. O programa existe desde o ano 2000 e alfabetiza jovens e adultos em diversos espaços além da escola, como igrejas e associação de moradores.

O governo do estado contesta os dados do IBGE desde o ano passado, lembra a superintendente em Educação Alayde Digiovanni. "Solicitamos uma análise técnica da pesquisa ao Ipardes [Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social]. Esperamos que no censo de 2010 o Paraná alcance menos de 4%", diz.

Para ser declarado território livre de analfabetismo um estado tem de alcançar 4% na taxa de analfabetismo, segundo a Orga­nização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (Unesco). É considerada analfabeta a pessoa com 15 anos ou mais que não sabe ler ou escrever.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]