• Carregando...

A Justiça Federal deferiu a liminar proposta pelo Ibama e determinou nesta quinta-feira (3), a reintegração de posse de parte do Parque Nacional do Iguaçu, de Foz do Iguaçu, Oeste do estado, ocupada irregularmente índios da comunidade Avás-Guaranis desde 5 de setembro.

O mandado de reintegração de posse deve ser cumprido imediatamente, mas o Cacique Simão Tupã Reta Vilialva afirmou que não desocupará a área voluntariamente. Para evitar incidentes ou tumultos, a Polícia Federal da cidade irá dar o suporte policial necessário.

O Parque foi ocupado como uma maneira de despertar as autoridades competentes para a causa indígena. A comunidade indígena deseja obter um local adequado para se fixar e sobreviver, pois a área que ocupam é insuficiente para abrigar todas as famílias da tribo.

O Ibama alegou que a área ocupada pelos indígenas é daquelas que permite intervenção humana mínima, ou seja, apenas atividades de pesquisa ou educação ambiental, pois lá existem espécies da flora e da fauna e fenômenos naturais de relevância científica.

De acordo com o Ibama, os indígenas já estão causando degradação ambiental no local com o aumento da largura das trilhas, derrubada de árvores e introdução de animais domésticos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]