• Carregando...

Um laboratório da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que um menino indonésio de 5 anos de idade, morto no mês passado, contraiu gripe aviária, disse uma autoridade do Ministério da Saúde do país na segunda-feira.

A morte dele eleva para 40 o número de pessoas mortas pela doença na Indonésia.

O menino perdeu a vida no dia 16 de junho, em Tulungagung, na Província de Java Oriental, após ter sido hospitalizado no dia 8 do mesmo mês, afirmou I Nyoman Kandun, diretor-geral do Ministério da Saúde para o controle de doenças transmissíveis.

A contaminação pelo vírus H5N1 foi confirmada por um laboratório da OMS em Hong Kong, disse.

Uma outra autoridade do centro de gripe aviária do órgão que não quis ter sua identidade revelada afirmou:

- O corpo de uma galinha morta estava perto da casa (do menino).

O galinheiro ficava a 15 metros de distância da casa, acrescentou essa autoridade.

A Indonésia registra um aumento constante no número de casos da doença e de mortes provocadas por ela entre os seres humanos desde que registrou seu primeiro surto de gripe aviária entre animais, no final de 2003. O país testemunhou, neste ano, mais mortes decorrentes da doença do que qualquer outro.

No território indonésio, vivem 220 milhões de pessoas e, segundo estimativas, 1,2 bilhão de galinhas, cerca de 30% delas criadas nos fundos de quintal das zonas rural e urbana.

A gripe aviária é endêmica nas aves de quase todas as 33 Províncias do país, que se espalha por 17 mil ilhas e cerca de 5 mil quilômetros.

Apesar do aumento no número de vítimas humanas da gripe, o governo tem resistido aos apelos para que promova campanhas de sacrifício em massa de animais por considerar esse tipo de medida impraticável e muito custosa.

Ações de vacinação foram realizadas, mas apenas em algumas regiões.

A gripe aviária continua a ser uma doença basicamente animal, mas muitos países do mundo estão em alerta devido a temores de que o vírus dela adquira, por meio de mutações, a capacidade de passar facilmente de uma pessoa para outra, provocando uma pandemia capaz de matar milhões.

A Indonésia atraiu a atenção da comunidade internacional em maio quando o H5N1 matou vários membros de uma mesma família da Província de Sumatra do Norte. Segundo especialistas, a doença pode ter passado de uma pessoa para outra em alguns desses casos.

Mas esses mesmos especialistas ressaltaram que, segundo análises genéticas, o vírus encontrado ali não havia mostrado sinais de ter adquirido os traços que, sabidamente, o permitiriam disseminar-se facilmente entre a população humana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]