• Carregando...

A divulgação do primeiro caso europeu de gripe aviária em um gato - até então a doença só havia sido registrada em aves domésticas e selvagens - aumentou a tensão acerca do avanço da doença no continente. Na Alemanha - onde o felino infectado pelo H5N1 foi encontrado morto - as autoridades estão orientando os donos de gatos domésticos a manter os seus bichinhos entre quatro paredes. Os donos de cachorros estão sendo desaconselhados a passear com seus 'amiguinhos' sem coleira, principalmente em áreas de risco, onde aves contaminadas tenham sido encontradas.

"Gatos podem ser contaminados quando caçam aves", explicou um comunicado do Instituto Friedrich Loeffler, lembrando que casos de felinos contaminados pelo H5N1 já haviam sido notificados na Turquia e em países da Ásia.

Apesar de todo o receio, a Organização Mundial da Saúde afirma que a descoberta não significa aumento do risco de contaminação humana pela vírus letal.

"Não há qualquer evidência de que os gatos domésticos desenvolvam um papel no ciclo de transmissão do H5N1. Até o momento, nenhum caso em humanos está relacionado à exposição a gatos infectados. Ao contrário dos casos registrados em aves, não há qualquer evidência de que os gatos de estimação sejam 'hospedeiros' do vírus", informa relatório da OMS.

A Suíça é o mais novo país europeu a confirmar casos de H5N1. Um pato encontrado morto em Genebra na semana passada estava contaminado pelo vírus, informaram hoje autoridades locais. Um segundo animal, um cisne, encontrado morto na fornteira com a Alemanha, aguarda a confirmação para a doença.

Também nesta quarta-feira, a OMS confirmou a morte de mais uma pessoa pela gripe aviária. A vítima é um iraquiano que morreu em janeiro, em decorrência de complicações respiratórias. Até o momento, 94 pessoas já morreram infectadas pelo H5N1 em todo o mundo. A gripe aviária também já provocou a morte (ou o abate) de mais de 200 milhões de aves, desde 2003, quando foi detectado pela primeira vez na Ásia.

A doença traz prejuízos também para o bolso. A França, maior produtora européia de aves, viu suas exportações minguarem depois que foi noticiados casos de gripe aviária em uma fazenda. Até o momento, 43 países anunciaram o boicote a importação de produtos da avicultura francesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]