• Carregando...

O número de brasileiros infectados com tuberculose caiu 3,54% no ano passado em relação a 2010, com a Região Su­­deste liderando o recuo na taxa de incidência da infecção. Na última década, o número de casos por 100 mil habitantes caiu 15,9% em todo o país. A mortalidade da doença teve uma queda ainda mais expressiva, de 23,4%, para três óbitos a cada 100 mil habitantes.

O Ministério da Saúde atribuiu o avanço ao aumento dos gastos em ações de controle. Desde 2002, o orçamento destinado ao combate da tuberculose aumentou 14 vezes, saindo de R$ 9,46 milhões para R$ 134,5 milhões no ano passado.

Apesar do recuo no número de casos, o governo reconhece que a doença ainda preocupa. A tuberculose é a quarta causa de óbito por doenças infecciosas no país e a primeira entre pa­­cientes com aids. Apenas em 2011, 4,6 mil pessoas mo­­rre­­ram em decorrência da tu­­berculose no país, segundo da­­dos preliminares. A transmissão da tuberculose é feita pelo ar. Entre os sintomas estão tosse por mais de três semanas, febre, suor, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]