• Carregando...
 |
| Foto:

Rastreamento

GPS será implantado até o fim deste ano

O sistema com GPS (sigla em inglês para Global Positioning System), que possibilita ao usuário saber o tempo que resta para os ônibus chegarem ao local, será implantado em um total de 694 pontos de terminais e estações-tubo de Curitiba até o fim deste ano. O projeto ainda passa por testes, em algumas linhas do Terminal Cabral, mas, segundo a Urbs, todos os ônibus em Curitiba já possuem a ferramenta de GPS.

A intenção é que o passageiro que esteja à espera de um ônibus em um terminal saiba em qual ponto do itinerário da linha o veículo está, o horário tabelado e o tempo previsto para a chegada do motorista. De acordo com a Urbs, o novo sistema está na fase de produção de painéis, que vão mostrar as informações sobre o ônibus e rotas aos usuários. O equipamento será instalado para todas as linhas (alimentadores, interbairros, ligeirinhos e expressos).

Ainda segundo a Urbs, por enquanto somente os pontos finais nos terminais e as estações-tubo receberão os equipamentos. Conforme novos estudos, os pontos de ônibus em ruas da cidade também podem receber os painéis, mas ainda não há data prevista para a implantação.

Linha Verde terá veículos integrados entre estações-tubo

Os passageiros da linha Ligeirão Pinheirinho/Praça Carlos Gomes, que passam por cinco estações-tubo na Linha Verde, agora podem fazer a integração com as estações em frente e com outras linhas de ônibus da avenida sem precisar pagar outra passagem. Um usuário que transite do Terminal Pinheiro no sentido Centro e precise desembarcar para retornar ao local de origem poderá entrar na estação em frente com a mesma passagem.

O benefício vale apenas para quem usa o cartão da Rede Integrada de Transporte (RIT). Ao embarcar no terminal ou em uma estação, o passageiro tem um prazo de duas horas para, caso precise, reembarcar sem gastar outra passagem. As estações-tubo atendidas são: Marechal Floriano Peixoto, Alferes Poli, Santa Bernardete, Xaxim e São Pedro. Quando o usuário descer em um desses locais, deverá passar o cartão em uma máquina que cadastra o passageiro. Dessa forma ele poderá, em um intervalo de cinco minutos, voltar para o início da viagem ou outro ponto desejado. Segundo a Urbs, o procedimento também pode ser feito para quem precisa utilizar uma das linhas de ônibus alimentador ou ligeirinho que passe pela Linha Verde ou em expressos que também transitem na avenida.

Curitiba continua sem um sistema on-line eficiente de buscas por linhas de ônibus. O mecanismo oferecido pela prefeitura, o Quo Vadis, apresenta informações imprecisas e confusas para os usuários do transporte público. Em maio de 2011, a Urbanização de Curitiba (Urbs) disse à Gazeta do Povo que pretendia lançar um novo site em quatro meses. Porém, um ano e dois meses depois, o projeto ainda não saiu do papel.

O Quo Vadis, disponível no portal da Urbs, é um sistema antigo, com cerca de dez anos. Ele oferece opções para busca de itinerários de linhas urbanas e metropolitanas. Apesar de algumas ferramentas funcionarem na busca, o sistema é confuso e não explica ao usuário como procurar as linhas de ônibus e o que significam os elementos disponíveis no site. Também há falhas em vários links da página, que dificultam o acesso às informações.

Com um transporte público considerado modelo, Curitiba está atrás de outras capitais do país que usam ferramentas mais eficientes. Passageiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Porto Alegre, por exemplo, podem fazer a busca pelo Google Transit. Na capital gaúcha, que usa a ferramenta desde o ano passado, além do itinerário o passageiro encontra no mapa os pontos de ônibus em cada rua e as linhas de ônibus e lotação que passam pelo local e pontos de táxi da cidade. O sistema é semelhante ao da capital paulista, integrado ao Google desde 2010 e que também informa quantos veículos das linhas de ônibus saem dos pontos a cada hora.

Atraso

Para o professor de Gestão Urbana Fábio Duarte, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba demorou muito para pensar em ter um novo sistema de atendimento aos usuários do transporte coletivo. "Há sete anos eu já havia comentado com a Urbs sobre a necessidade de uma reformulação. O sistema deles é muito duro, fechado. É feito da Urbs para a Urbs e os usuários não entendem". Ele diz que seria mais viável um site com conteúdo atrelado ao Google Maps para a busca de itinerários.

A Urbs informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não finalizou o projeto por causa da complexidade do sistema de transporte em Curitiba. A equipe responsável não encontrou uma empresa que atendesse à demanda da Rede Integrada de Transporte (RIT). Segundo a assessoria, as linhas e suas conexões geram dificuldades para passar todas as informações para o sistema informatizado. Uma das possibilidades é atrelar as informações da RIT ao Google Transit.

O novo site, segundo a Urbs, vai trazer um sistema de buscas no qual o usuário poderá saber com mais precisão os horários de ônibus e itinerários. O objetivo é que o passageiro acesse mapas em celulares, smartphones e computadores. A nova previsão é de que até o fim de 2012 o sistema esteja finalizado.

Duarte comenta que, além do mapa moderno na internet, seria interessante Curitiba ter um sistema que oferecesse outras opções de buscas em tecnologias móveis. "Cada ponto de parada de ônibus teria um código. A pessoa ligaria para um determinado número, digitaria o código e, dessa forma, ficaria sabendo quais linhas de ônibus passam no local e os horários", sugere.

Interatividade

Você teve dificuldades ao acessar o sistema Quo Vadis?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

O Quo Vadis traz algumas ferramentas para os passageiros do transporte público, mas muitas apresentam falhas.

Veja são quais são os problemas encontrados*:

*No navegador Internet Explorer, no qual o Quo Vadis apresenta melhores resultados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]