• Carregando...

A estrutura precária das polícias Civil e Militar e a suposta falta de apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) levaram os 12 integrantes da diretoria do Conselho de Segurança Pública (Conseg) do bairro Hauer, em Curitiba, a entregar seus cargos. Em carta endereçada à Sesp no dia 28 de junho, eles reclamam do efetivo da PM na região, da superlotação na carceragem do 7.° Distrito Policial, da falta de participação da comunidade nas reuniões do Conseg e da ausência de diálogo com a Coordenação Estadual dos Conselhos, órgão ligado à Sesp.

Segundo os ex-integrantes do Conseg, a 4.ª Companhia do 20.° Batalhão da PM tem apenas 80 policiais (incluindo funcionários administrativos, em férias ou em licença), quatro viaturas e oito motocicletas para atender os bairros Hauer, Uberaba, Boqueirão e Alto Boqueirão, regiões com uma população de aproximadamente 220 mil pessoas.

As 30 escolas da região, de acordo com os ex-conselheiros, contam com apenas uma viatura da Patrulha Escolar. Outro motivo apontado por eles na carta é "o descaso a que estamos relegados por parte das autoridades competentes, as quais, dentro de suas posições hierárquicas, não aceitam quaisquer sugestões."

O coordenador estadual dos Conselhos de Segurança, Júnior Zarur, negou ontem que não tenha havido apoio. Segundo ele, a antiga diretoria tinha um problema de representatividade junto à comunidade. "Nunca fui convidado (para uma reunião). Não tinha nem a programação deles", afirmou. Zarur disse que, em um prazo de cinco meses, somente 16 pessoas compareceram às reuniões. "Dentro das possibilidades, damos apoio incondicional aos conselhos. Sabemos que a antiga diretoria do Hauer tinha uma dificuldade para trabalhar com a comunidade."

Por meio de sua assessoria, a Sesp informou que a carceragem do 7.° DP deverá ser esvaziada no prazo de aproximadamente um mês e que a determinação é para que não se encaminhem mais presos para o local – eles serão levados para o Centro de Triagem de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Segundo a assessoria, há dois meses havia cerca de 150 detentos no 7.° DP, número que caiu para 58 nesta semana. Em relação ao efetivo da PM, a Sesp argumentou que o número não é fixo, já que são realizadas operações conjuntas com policiais de outras áreas. Além disso, parte dos 700 PMs que serão integrados ao quadro nós próximos meses ficaria lotado no Hauer.

Oportunidade

A nova diretoria do Conseg Hauer tomou posse na última segunda-feira. O presidente, o empresário Wilson Baptista Júnior (que já atuou como membro da diretoria do Conseg Boqueirão), promete inovar. "Onde uns vêem a dificuldade, outros vêem a oportunidade", comenta Baptista, que já começou a traçar planos para envolver a comunidade.

Entre os projetos estão a criação do Conseg Mulher e do Conseg Jovem. "A abordagem do homem em relação à violência é uma, a da mulher é outra. O objetivo é começar o combate à violência dentro de casa", comenta o novo presidente. Já a estratégia para atrair os jovens passa pela realização de festivais de atletismo e de basquete de rua, com a participação de policiais militares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]