• Carregando...

As inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) de 2013 terminam nesta nesta terça-feira (30) e já tem quase dobro de inscritos em relação ao ano passado. Até as 18 horas de segunda-feira (29), cerca de 1,6 mil pessoas já estavam inscritas. Em 2012, esse número era 884. A inscrição deve ser feita on-line, na página do Revalida na internet, até as 23h59.

A grande maioria dos participantes da edição deste ano é de brasileiros. Conforme o último balanço, eles representam 53,3% das inscrições, com 873 inscritos. O exame é feito por médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil e por brasileiros que tenham obtido o diploma no exterior. A confirmação da inscrição ocorre com o pagamento da taxa, de R$ 100.

Em nota divulgada pela assessoria do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o presidente do órgão, Luiz Cláudio Costa, atribuiu o aumento no número de participantes representa ao reconhecimento da sociedade à importância do exame.

"O Revalida consolidou-se como importante ferramenta para profissionais que desejam exercer a medicina de forma plena no Brasil", afirmou.

Conforme o edital, o participante escolherá a cidade na qual fará a primeira fase do exame, composta por 110 questões de múltipla escolha e cinco discursivas. A segunda etapa deve ser realizada em Brasília. Nesta fase, serão avaliadas as habilidades clínicas. Para isso, os participantes simulam situações reais de atendimento médico. O edital com as regras da Revalida de 2013 foi publicado no Diário Oficial da União.

Para fazer o exame, o candidato precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil, ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e diploma médico autenticado por autoridade consular brasileira e expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem. Além disso, com exceção dos naturais de países cuja língua oficial seja o português, os aprovados devem apresentar à instituição de educação superior responsável pela revalidação o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), nível intermediário superior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]