O Instituto GRPCom abriu as portas na segunda-feira (28) para um diálogo com os seus parceiros e públicos de relacionamento. O tema abordado no encontro foi “Os desafios do projeto Ler e Pensar na era digital”. A conversa, que se estendeu por toda a tarde, contou com a presença da equipe de Educação do Ler e Pensar, colaboradores da Gazeta do Povo, professores que desenvolvem o projeto em sala de aula, especialistas da área de educação, gestores escolares e membros de secretarias de Educação dos municípios contemplados pelo projeto, totalizando 28 pessoas.
O diálogo iniciou com a criação de quatro grupos de discussão. Cada grupo foi pautado por uma pergunta norteadora e mediado por um relator. A cada 10 minutos, os membros dos grupos realizavam um rodízio, para que todos tivessem oportunidade de contribuir acerca de todos os temas propostos.
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Em seguida, foi realizada uma roda de conversa geral, no estilo aquário aberto: um pequeno grupo de pessoas foi posicionado no centro da sala, enquanto a maioria dos participantes formou um círculo maior ao redor. O grupo posicionado no centro realizava as discussões, enquanto as pessoas que se situavam no grande círculo apenas observavam. Com a evolução da conversa, as pessoas que sentiam a necessidade de contribuir, ingressavam no pequeno círculo e tinham a oportunidade de expressar suas opiniões sobre os temas abordados
O intuito do diálogo, e da metodologia utilizada, foi construir coletivamente um novo método de trabalho para o projeto Ler e Pensar para os próximos anos, a partir dos depoimentos e das discussões realizadas. Ao final do evento, a conclusão geral foi de que, apesar dos grandes desafios a serem enfrentados, todos estão unidos para construir uma educação de qualidade.
“A reunião foi muito proveitosa e desafiadora. Penso que esse é o caminho e se for preciso entrar na era digital não podemos hesitar, pois o mundo muda e exige adaptações”, relatou Dulce Vieira, da secretaria de Educação de Almirante Tamandaré.
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